Prezados,
Esta postagem entra para a lista das tretas infinitas no Universo Veraneio: Qual é roda e o pneu original da Veraneio?
Eu já havia começado o relato na postagem Dicas - Melhorando a aparência do carro - Parte I - Rodas.
Eu considero como fonte mais confiável, embora não isenta de falhas, o Manual do Proprietário da Linha 10, o que tenho é a edição de Setembro de 1981, portanto o motor 6 cilindros considerado é o 250.
Abaixo um print da parte referente as possíveis combinações de pneu e roda usadas na Veraneio.
Pelo Manual, para a Veraneio, tem-se as opções do pneu 7,10 x 15 ou 8,25 x 15, neste caso a conversão para os padrões de medição atual em polegadas é simples:
Opção A: Pneu 7,10 x 15
1 - Diâmetro externo: Tamanho do pneu x 2 + tamanho do aro = 7,10 x 2 + 15 = 14,20 + 15 = 29,2 polegadas = 741 mm
2 - Largura do pneu = Tamanho do pneu = 7,1 polegadas = 180 mm
Opção B: Pneu 8,25 x 15
1 - Diâmetro externo: Tamanho do pneu x 2 + tamanho do aro = 8,25 x 2 + 15 = 16,50 + 15 = 31,5 polegadas = 800 mm
Como há muitas Veraneio com rodas 16, dentre os pneus recomendados para a C10 tem-se:
Opção C: Pneu 6,50 x 16
1 - Diâmetro externo: Tamanho do pneu x 2 + tamanho do aro = 6,50 x 2 + 16 = 13,0 + 16 = 29 polegadas = 737 mm
2 - Largura do pneu = Tamanho do pneu = 6,5 polegadas = 165 mm
Opção D: Pneu 7,00 x 16
1 - Diâmetro externo: Tamanho do pneu x 2 + tamanho do aro = 7,00 x 2 + 16 = 14 + 16 = 30 polegadas = 762 mm
2 - Largura do pneu = Tamanho do pneu = 7 polegadas = 178 mm
Entre eles, o de menor diâmetro externo é o 6,50 x 16 (737 mm) e o maior 8,25 x 15 (800 mm) ocasionando uma diferença de aproximadamente 8,5% no diâmetro do pneu.
Lembrando que da física básica, a distância percorrida por cada giro do pneu equivale ao diâmetro vezes 3,14 (pi), como afeta tanto o registro da velocidade como distância percorrida.
Eu, prezando primordialmente pela segurança e a estética, prefiro pneus radiais e sem câmara por terem construção mais moderna, melhor desempenho - tanto no seco como no molhado - e durabilidade.
Na minha primeira Veraneio, ela veio com pneus 215/80R16, que equivalem aos 6,50 x 16 em termos de diâmetro externo (750 mm) que fica exatamente no meio do caminho entre o maior e o menor pneu recomendados, o que impactaria de forma aceitável na aferição do velocímetro e do hodômetro.
Posteriormente substitui as rodas aro 16 por rodas Mangels Daytona aro 15 e 7 polegadas de tala e utilizei pneus 31 x 10,5 (787 mm) que equivalem aproximadamente ao 265/75R15 (779 mm) o que causou a necessidade de rebater os para-lamas, tanto dianteiros como traseiros para que não raspassem quando a suspensão movimentasse.
Ao que me recordo, não houve alteração do desempenho. Mas isto foi nos anos 90, começo dos 2000, onde não havia esta profusão de radares, pardais, barreiras eletrônicas e GPS era uma coisa que começava a aparecer. E nestes mais de 20 anos minha percepção sobre desempenho de veículos mudou muito.
Já a Veraneio Azul, está equipada com pneus 235/70R15 (710 mm), que é bem menor que o menor pneu original e assim permanece, deixando-a com ligeira aparência rebaixada mas sem raspar em nada nem ter que rebater os para-lamas nem com aquela aparência de "canela fina". No entanto, tem um significativo erro na indicação do velocímetro e do hodômetro (ela marca 20 km/h a menos que o indicado pelo GPS), mas suspeito que o problema está no velocímetro.
Eu acredito que a combinação mais adequada no aro 15 seja o 255/70R15 (738 mm). Para o aro 16 255/70R16 (763 mm), mas aí fica a critério de cada um, se a suspensão está levantada ou rebaixada, se a carroceria está com body-lift, se tem pneu disponível no mercado, gosto pessoal entre outras infinitas razões.
Peço que relatem que combinação de pneu / roda / altura de rodagem vocês usam para termos uma base melhor de informações.
A minha Vera esta com aro 16. Pneus 205x80x16 , penso em ir para 215 nao sei se arrasta.
ResponderExcluirO pneu na medida 215/80R16 não raspa em nada. Pode ir tranquilo.
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