sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Dicas - Melhorando a aparência do carro - Parte I - Rodas

 


 A "belezura" com as rodas originais sem as calotas.

Prezados

Quando comprei a Veraneio Azul, ela era um carro em "restauração" que não foi integralmente concluída.

Tanto que veio um pequeno estoque de peças sobressalentes e uma lista enorme de serviços não finalizados, como, por exemplo, os forros de porta, apoio de braços e manivelas e maçanetas não instalados ou os bancos dianteiros presos com apenas cinco parafusos e todos diferentes.

A lista inicial está Resumo - Ordem de serviço. Esta lista vai sendo paulatinamente atualizada e modificada.

Por esta razão coloquei a restauração entre aspas justamente pelo fato que certos detalhes não passariam por um restaurador minimamente criterioso.

Mas eu não sou restaurador, meu carro não é para ter placa preta, não sou o que chamamos de "Zé Frisinho" do 100% original. Eu sou adepto do "RestoMod" que é uma tendência de carros com aparência original mas que podem ter extensas modificações mecânicas (motores maiores e mais modernos, suspensão e freios melhorados, e etc.) sempre em busca da melhoria da confiabilidade e do desempenho.

Mas, não importando que linha você é adepto que denotam cuidado e melhoram em muito a aparência do carro.

Rodas e calotas

Desconsiderando as brigas infinitas se a Veraneio veio originalmente equipada com rodas aro 15 ou aro 16 e considerando certa falta de padronização e as compras governamentais, eu considero que as duas medidas são possíveis. Só tenho certeza que as duas Veraneios que tive/tenho vieram com rodas aro 16 e pneu fino (equivalente ao 215/80R16).

As rodas originais são de dois tipos, de pressão (cima) e de grampo (embaixo).

  

Só que elas requerem calotas e tem algumas opções interessantes como a original, a original de luxe e as babymoon. Já vi alguns que colocaram a calota do Opala.
 
Calota original da Veraneio (cima) e do Opala (embaixo).


Estas calotas tem tanto originas como reproduções de qualidade.
 
A Veraneio Azul veio com dois jogos de rodas e pneus, de liga aro 15 não originais e de aço aro 16. Eu optei em manter as rodas de liga aro 15 pois há poucas opções de pneu aro 16 que servem de tala estreita, por exemplo para usar o pneu da Tucson (235/60R16) faz-se necessário alargar a roda.
 
Só que elas vieram sem as calotas de centro. Veja como ficou.



As calotas (ou copos ou centro de roda ou sei lá o nome, cada um chama de uma forma diferente) não acompanhavam o carro nem o estoque de peças. Buscando na internet é possível comprar em separado. No meu caso foram doadas pelo meu irmão que sobraram do jipe dele por causa da roda-livre.

Com as rodas de liga, sem as calotas.

Com rodas de liga e com as calotas.

Para usar as rodas de liga, o ideal é usar o prisioneiro mais longo da D20 para rodas de liga.

A furação das rodas da Veraneio são 6x139,7 mm, ou seja, é praticamente universal, podendo ser usadas as rodas de qualquer camionete de 6 furos (D20, S10, Engesa, Toyota Bandeirante, Hilux, Ranger, L200, Pajero).

Só atentar ao offset (ET-2) e ao furo central (103 mm). Na traseira, a ponta de eixo tem um ressalto para o encaixe da roda. Nos levantamentos que fiz somente as rodas da Silverado não serviriam por causa do furo central de 90 mm mas já vi Veraneio com roda de Silverado.

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