segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Resumo - Pequenos serviços de forma mais detalhada

Prezados,

Nos posts A primeira descrição e Ordem de serviço descrevi uma série de serviços que fiz ou que quero fazer na minha Zero-Dois. Lembro que é um projeto DIY, ou seja, com a menor participação possível de profissionais, afinal a ideia é curtir o Lego em escala 1:1 e não ficar pagando para os outros fazerem.

Assim, a participação de mecânicos, pintores, tapeceiros e etc. só quando não tiver jeito ou as ferramentas necessárias custarem tão caro que não justifique comprar, além de coisas que não me arrisco a fazer como pintar o carro inteiro, mas desmontar, lixar, aplicar o bendito PFC, isto eu topo na boa.

Resolvi detalhar alguns serviços que já concluí e de baixa complexidade:
Serviço
Estágio
Peças utilizadas / Observações
Fixar - Banco dianteiro
Finalizado
8 parafusos de ½" x 16 mm (Até de 12 mm atendem)
8 arruelas de pressão de ½"
8 arruelas lisa de ½"
1 chave fixa de ½" ou catraca com cachimbo de ½", uma lata de WD-40 também ajuda na tarefa.
 
Instalar - Apoio de braço das portas
Finalizado
8 buchas de plástico
4 apoios de braço
8 parafusos de rosca soberba com 5 cm de comprimento
8 arruelas
 
Instalar - Emblema A10
Finalizado
Emblema "A10"
Fita dupla face (Se o emblema não tiver os parafusos)
Limpar a carroceria com álcool para tirar os vestígios de sujeira, graxa, óleo, cera para melhor fixação da fita dupla face. Vou colocar também do lado direito.
 
Instalar - Emblema "Bow Tie" na grade dianteira
 
Finalizado
Vide: Trocar - Grade dianteira
Instalar - Forro de portas
Finalizado
Presilhas borboleta (Salvo engano vão umas 20 unidades por porta) - Igual as do Fusca
Basta encaixar no "Eucatex" do forro de porta e ir encaixando nos furos existentes na porta. Tem um furo próximo a base do quebra-vento que a presilha não tem espaço para encaixar, então antes de iniciar a montagem deve-se verificar se os furos estão todos desimpedidos.
 
Instalar - Maçanetas
Finalizado
4 maçanetas cromadas
4 presilhas ou 4 parafusos (que acompanham as maçanetas)
A minha Zero-Dois veio com as máquinas para maçaneta de presilha em forma de U, como estavam todas em mau estado de conservação e não tinha todas eu optei por comprar reproduções novas no Mercado Livre.
Estas são fixadas com parafuso mas não dá uma boa fixação no eixo da máquina por serem parafusos com ponta e de cabeça fenda. Pretendo trocar os parafusos por equivalentes Torx, Phillips ou Allen (A primeira e a última opção são as minhas preferidas) e aplicar cola trava-parafuso.
Há um pequeno disco de plástico rígido que vai por trás das maçanetas, dos 8 eu só tenho 2, estou pensando uma forma de produzir os mesmos, acredito que uma chapa  de 2mm fina de Tecnil ou poliestireno e uma serra copo seja possível.
 
Instalar - Manivelas
Finalizado
Manivelas / Presilhas / Parafusos - Idem ao anterior.
 
Trocar - Cebolinha do freio
Finalizado
Cebolinha do freio
Código GM: 1.997.725 - 94.624.834
Código 3RHO: 340
Chave fixa, salvo engano de 1 ½" polegada
 
Trocar - Grade dianteira
Finalizado
Grade dianteira da RCD iNove, que já vem acompanhada pelo emblema "Bow-tie" tridimencional
Basta soltar os 6 parafusos e substituir a grade, como coloquei anteriormente é uma "reprodução" por causa do detalhe do emblema não uma cópia.
O alinhamento nunca fica perfeito, eu não estava contente com o resultado até ver umas fotos de propaganda da época e nem na fábrica saia perfeitamente alinhado.
Meu desejo é achar uma original por um preço "comprável" ou recuperar a minha original.
Devo ser o único que prefere a grade plástica as grades cromadas (as originais), aquelas reproduções bizarras em metal são feias demais.
Trocar - Lanternas de placa
Finalizado
2 lanternas de placa
São iguais as da Chevrolet D20.
As minhas estavam com a lente plástica amarelada e o soquete da lâmpada ruim. Como a capa de aço metálica está boa comprei a plástica mesmo só para retirar o que precisava. Então troquei o "miolo" e mantive a capa. Aproveitei e coloquei a lâmpada LED B15S. Se mantiver a lâmpada comum comprar de globo pequeno.
 
Trocar - Mangueiras da DH
Finalizado
Mangueiras de alta pressão e de baixa pressão
1 - abraçadeira de ½"
Levar as mangueiras que estão instaladas pois as roscas e curvas podem ser diferentes, principalmente se a direção foi instalada posteriormente. Embora tenha achado ambas as mangueiras originais, elas eram ligeiramente diferentes das que estavam instaladas na minha.
 

Nota: Toda vez que for comprar parafusos e arruelas é bom levar um de "amostra", principalmente para verificar se as roscas são as corretas. Parafuso para MDF não substitui os de rosca soberba para aço, alarga o furo e não dá aperto. O ideal é usar parafusos de cabeça Torx ou Phillips ou Allen, principalmente quem usa parafusadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário