segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Decodificando o número do chassis - Parte 1 - De 1965 a 1983

Prezados,

Uma dúvida frequente entre os proprietário e possíveis proprietários de Veraneio é se o que estamos comprando ou temos corresponde aquilo que a aparência mostra. É muito comum Veraneios que originalmente eram ambulância convertida em de passeio ou equipadas com motor à gasolina convertidas para diesel entre outras modificações. O sistema utilizado pela GM, por necessidade e imposições legais foi mudando, então, baseado naquilo que observei e li nestes anos preparei este tópico, que tive que dividir em duas partes.

Lembro que não sou especialista no assunto e a quantidade de informações que podem ser extraídas é bastante limitada. No caso da GM, além do que consta no número do chassis há uma placa na porta do motorista com informações complementares de capacidade (Versão, Tara, Lotação, Peso Bruto Total, Peso Bruto Total combinado)

Localização do número do chassis: Sempre na longarina direita, face superior, próximo ao motor de partida.

Para veículos fabricados entre 1965 e 1976 o número é composto por 13 caracteres:

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
C
1
4
6
F
B
R
0
0
1
0
1
P

Posição 1 - Identifica o tipo de combustível: C para Gasolina.

Posições 2 e 3 - Identifica a série e o entre eixos do chassis:

14
C14
Entre eixos de 2920 mm
15
C15
Entre eixos de 3230 mm

Posição 4 - Identifica a combinação chassis - carroceria:

1
Só chassis ou sem cabine
2
Cofre do motor e parabrisa ou meia cabine
3
Cabine
4
Cabine e caçamba
5
Carroceria furgão
6
Utilitário ou perua ou camioneta de uso misto (Veraneio)
7
Ambulância ou carroceria especial
8
Cabine dupla e caçamba
9
Cabine estendida

* A tabela na fonte começa em 4 - Cabine com caçamba e termina em 7 - Ambulância ou carroceria especial, no entanto, conversando com os proprietários identifiquei um chassis que é C153XXXXXXXXXP, como as demais tabelas foram progressivamente aparecendo os demais itens, padronizei de 1 a 9, pois as denominações são iguais exceto quando citado.

Posição 5 - Identifica o ano de fabricação:

5 = 1965
Y = 1967
J = 1969
A = 1971
C = 1973
E = 1975
Z = 1966
W = 1968
K = 1970
B = 1972
D = 1974
F = 1976

Posição 6 e 7 - Identifica a produção no Brasil: BR - General Motors do Brasil

Posições 8 a 12 - Identifica o sequencial de produção, iniciando em 00101

Posição 13 - Identifica se o veículo possui tração positiva ou positraction. Este caractere "P" só aparece se o carro foi equipado originalmente com positraction.

Para veículos fabricados entre 1977 e 1978 o número é composto por 13 caracteres:

1
2
3
4
5
6
7
9
8
10
11
12
13
B
C
1
4
6
1
4
H
0
0
0
0
1

Posição 1 - Identifica a produção no Brasil: B - General Motors do Brasil

Posição 2 - Identifica a produção de veículo comercial: C - Comercial

Posições 3 e 4 - Identifica entre eixos do chassis:

14
Entre eixos de 2920 mm
15
Entre eixos de 3230 mm
* A capacidade de carga deve ser conferida na plaqueta junto a porta.

Posição 5 - Identifica a combinação chassis - carroceria:

1
Só chassis ou sem cabine
2
Cofre do motor e parabrisa ou meia cabine
3
Cabine
4
Cabine e caçamba
5
Carroceria furgão
6
Utilitário ou perua ou camioneta de uso misto (Veraneio)
7
Ambulância ou carroceria especial
8
Cabine dupla e caçamba
9
Cabine estendida

Posições 6 e 7 - Identifica o tipo de motor por meio de campos alfanuméricos:

Código
Tipo
Combustível
Capacidade (em pol³)
Potência Bruta
Carburação
X5
14
Gasolina
151
89
IV
28
16
Gasolina
261
149
IV
51
453N
Detroit Diesel
212
133
-
58
6357
Perkins Diesel
357
115
-

Posição 8 - Identifica o ano de fabricação:

G = 1977
H = 1978

Posições 9 a 13 - Identifica o sequencial de produção, iniciando em 00001

Observação: Na fonte consultada cita que este padrão foi utilizado até 1979, mas a Zero-Um que era 79/79 segue o próximo padrão.

Para veículos fabricados entre 1979 e 1983 o número do chassis é composto por 13 caracteres:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
B
C
1
4
6
P
G
J
0
0
0
0
1

Posição 1 - Identifica a produção no Brasil: B - General Motors do Brasil

Posição 2 - Identifica a produção de veículo comercial: C - Comercial

Posições 3 e 4 - Identifica entre eixos do chassis:

14
Entre eixos de 2920 mm
Tipo leve - Até 3.000 kg
24
Entre eixos de 2920 mm
Tipo pesado - Entre 3.001 e 4.000 kg
25
Entre eixos de 3230 mm
Tipo pesado - Entre 3.001 e 4.000 kg

Posição 5 - Identifica a combinação chassis - carroceria:

1
Só chassis ou sem cabine
2
Cofre do motor e parabrisa ou meia cabine
3
Cabine
4
Cabine e caçamba
5
Carroceria furgão
6
Utilitário ou perua ou camioneta de uso misto (Veraneio)
7
Ambulância ou carroceria especial
8
Cabine dupla e caçamba
9
Cabine estendida

Posição 6 - Identifica o nível de acabamento:

N
Standart
P
Luxo
Q
Super luxo

Posição 7 - Identifica o tipo de motor:

Código
Combustível
Capacidade (em pol³)
Capacidade (em cm³)
Potência Bruta
D
Álcool
151
2.474
-
E
Gasolina
151
2.474
89
F
Álcool
250
4.093
-
G
Gasolina
261
4.280
149
H
Gasolina
250
4.093
-
L
Gasolina
292
4.784
-
M
Álcool
292
4.784
-
N
Perkins Diesel
236
3.868
-
X
Perkins Diesel
357
5.843
-

Posição 8 - Identifica o ano de fabricação:

J = 1979
K = 1980
A = 1981
B = 1982
C = 1983

Posições 9 a 13 - Identifica o sequencial de produção, iniciando em 00001

Fonte: Manual de Técnicas de Identificação Veicular e Documental, de Arnaldo Nadim Miziara e Gersioneton de A. Barros, Ed. Abdetran, com adaptações, reproduzido com autorização dos autores - Arnaldo Miziara arnaldomiziara@gmail.com e Gersioneton de A. Barros gersioneton@hotmail.com . Proibida a cópia ou reprodução por qualquer meio sem autorização dos autores.

2 comentários:

  1. Parabéns pela postagem. Ótimas informações.

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  2. Muito bom o assunto proposto. Me ajudou muito a esclarecer as minhas grandes dúvidasucessos a respeito da leitura da numeração do chássi.
    Super recomendo.

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