sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Dicas - Melhorando a aparência do carro - Parte I - Rodas

 


 A "belezura" com as rodas originais sem as calotas.

Prezados

Quando comprei a Veraneio Azul, ela era um carro em "restauração" que não foi integralmente concluída.

Tanto que veio um pequeno estoque de peças sobressalentes e uma lista enorme de serviços não finalizados, como, por exemplo, os forros de porta, apoio de braços e manivelas e maçanetas não instalados ou os bancos dianteiros presos com apenas cinco parafusos e todos diferentes.

A lista inicial está Resumo - Ordem de serviço. Esta lista vai sendo paulatinamente atualizada e modificada.

Por esta razão coloquei a restauração entre aspas justamente pelo fato que certos detalhes não passariam por um restaurador minimamente criterioso.

Mas eu não sou restaurador, meu carro não é para ter placa preta, não sou o que chamamos de "Zé Frisinho" do 100% original. Eu sou adepto do "RestoMod" que é uma tendência de carros com aparência original mas que podem ter extensas modificações mecânicas (motores maiores e mais modernos, suspensão e freios melhorados, e etc.) sempre em busca da melhoria da confiabilidade e do desempenho.

Mas, não importando que linha você é adepto que denotam cuidado e melhoram em muito a aparência do carro.

Rodas e calotas

Desconsiderando as brigas infinitas se a Veraneio veio originalmente equipada com rodas aro 15 ou aro 16 e considerando certa falta de padronização e as compras governamentais, eu considero que as duas medidas são possíveis. Só tenho certeza que as duas Veraneios que tive/tenho vieram com rodas aro 16 e pneu fino (equivalente ao 215/80R16).

As rodas originais são de dois tipos, de pressão (cima) e de grampo (embaixo).

  

Só que elas requerem calotas e tem algumas opções interessantes como a original, a original de luxe e as babymoon. Já vi alguns que colocaram a calota do Opala.
 
Calota original da Veraneio (cima) e do Opala (embaixo).


Estas calotas tem tanto originas como reproduções de qualidade.
 
A Veraneio Azul veio com dois jogos de rodas e pneus, de liga aro 15 não originais e de aço aro 16. Eu optei em manter as rodas de liga aro 15 pois há poucas opções de pneu aro 16 que servem de tala estreita, por exemplo para usar o pneu da Tucson (235/60R16) faz-se necessário alargar a roda.
 
Só que elas vieram sem as calotas de centro. Veja como ficou.



As calotas (ou copos ou centro de roda ou sei lá o nome, cada um chama de uma forma diferente) não acompanhavam o carro nem o estoque de peças. Buscando na internet é possível comprar em separado. No meu caso foram doadas pelo meu irmão que sobraram do jipe dele por causa da roda-livre.

Com as rodas de liga, sem as calotas.

Com rodas de liga e com as calotas.

Para usar as rodas de liga, o ideal é usar o prisioneiro mais longo da D20 para rodas de liga.

A furação das rodas da Veraneio são 6x139,7 mm, ou seja, é praticamente universal, podendo ser usadas as rodas de qualquer camionete de 6 furos (D20, S10, Engesa, Toyota Bandeirante, Hilux, Ranger, L200, Pajero).

Só atentar ao offset (ET-2) e ao furo central (103 mm). Na traseira, a ponta de eixo tem um ressalto para o encaixe da roda. Nos levantamentos que fiz somente as rodas da Silverado não serviriam por causa do furo central de 90 mm mas já vi Veraneio com roda de Silverado.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Histórias - Do previsto para o realizado

Adeus Sealed Beam. Já com os novos faróis do tipo bloco ótico com lâmpada H4

Prezados

As pausas no blog foram causadas por outros projetos pessoais que tomaram frente as melhorias previstas, algumas já executadas e outras ainda não, além das que foram refeitas e novas que surgiram.

A primeira boa notícia é que a Veraneio Azul está na ativa e tem demonstrado uma confiabilidade aceitável.

Como todo carro é temperamental, tem dias que vai bem, tem dias que encrespa, mas tirando umas engasgadas em razão do carburador, esta odiável traquitana, não me deixou na mão nenhuma vez.

Nestes anos transportou gente, cimento, toda sorte de material de construção, areia, madeira, enfeites de festa, compras de mercado, grama, sofá, máquina de lavar roupas, botijões de gás, tubos de PVC, tijolo,  telha, planta, adubo, bicicletas e tudo mais que fosse necessário.

Serviu até estocar combustível durante a greve dos caminhoneiros de 2018, tirando dela para passar para poder rodar com meu outro carro, afinal com um litro de combustível nela faço quase 6 km e com meus outros carros faço pelo menos 11 km e a gasolina batendo nos 5 reais...

Algumas coisas que fiz neste tempo:
1 - Troquei a grade réplica pela original que foi parcialmente recuperada;
2 - Coloquei um par de faróis de neblina "Rossi", que agora mudaram de lugar;
3 - Troquei o quebra-sol do motorista e instalei para o passageiro;
4 - Coloquei o  distintivo "Chevrolet" na tampa traseira;
5 - Consertei o trinco do porta-malas  que desmontou no meio da rua;
6 - Fiz um tapete de borracha para o porta-malas com lençol de borracha;
7 - Troquei os parafusos que prendem os acabamentos das laterais, fundo e assento do banco duas vezes
8 - Instalei as borrachas do porta-malas e das portas traseiras;
9 - Consertei o trinco do quebra-vento do passageiro que simplesmente caiu no meio da rua, imagina meu medo de perder o trinco...; e
10 - Até lavei e encerei a danada...ehehehe.

Por hoje é isto.

 

 

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Tomada no painel

Prezados

 

Durante as longas pausas do blog, aproveitando os horários de folga, tento fazer pequenas e grandes melhorias na minha Veraneio, hoje relato uma modificação simples - instalei uma tomada de 12V no painel.

O painel de instrumentos veio originalmente furado para instalação de acendedor de cigarros, como era comum nos anos 60 a 90. Era só o buraco, sem acabamento nem tomada ou acendedor.

NOTA: É prudente ter conhecimento de mecânica / elétrica / eletrônica / pintura antes de mexer no seu carro e não tenho responsabilidade por danos ou acidentes. Quando mexer na parte elétrica desconecte a bateria.

Comprei as tomadas no Aliexpress (quando valia a pena...) e depois de meses as mesmas chegaram. A segunda tomada não decidi se será simétrica a esta ou vai ser instalada no sub-painel (outro projeto em curso.)

Instalação:

1 - Com a broca cônica alarguei o furo até permitir o encaixe da tomada.

2 - Com a lima chata fiz um pequeno rasgo para que a capa da tomada não ficasse girando no furo.

3 - Derivei do pós-chave um chicote com fusível de 10A (compatível com a capacidade da tomada).

4 - Aterrei a tomada ao painel de instrumentos.

5 - Ligações, a tomada que comprei tem dois conectores dispostos em L, um que vai no centro da tomada é o positivo e o outro é o negativo. Não esqueça de verificar se a disposição é esta pois alguns eletrônicos não funcionam na ordem inversa e podem até queimar (como aconteceu com o carregador do meu GPS).

Resultado: Ótimo.

 

Material: 

Tomada de 12V com tampa 

Fio 1,5 mm2 com porta-fusível (no máximo 2 metros) 

Dois terminais Faston de 6,3 mm

Um terminal olha de 5,2 mm

Tubo termo-contrátil ou fita isolante

 

Ferramentas:

Alicate de corte ou universal

Alicate de crimpar terminais ou ferro de solda, estanho e fluxo - É possível fazer com alicate universal, mas fica um serviço melhor com os terminais crimpados ou soldados. 

Broca cônica para metais

Furadeira elétrica

 

Nível de dificuldade: Simples

Tempo necessário: no máximo meia hora com tudo a mão.



 

 

Voltando a ativa, again. Parte II

 Para começar, desculpas pela longa parada no blog.


Outros projetos pessoais tomaram frente das melhorias previstas, algumas já executadas e outras ainda não além das novas que surgiram.

A primeira boa notícia é que a Veraneio Azul, carinhosamente conhecida como Zero-Dois voltou a ativa em abril de 2017 e tem demonstrado uma confiabilidade boa.

Como todo carro antigo é temperamental, tem dias que vai de boa, tem dias que encrespa, mas tirando umas engasgadas em razão do carburador, esta odiável traquitana, não me deixou na mão nenhuma vez. O relato do conserto do motor e a surra que tomamos do carburador está em elaboração.

De lá para cá já transportou gente, cimento, materiais de construção diversos, areia, madeira, enfeites de festa, compras de mercado, grama, sofá, máquina de lavar roupas, botijões de gás, tubo de PVC, tijolo, planta, adubo, bicicletas e tudo mais que fosse necessário. É o meu autentico MUV - Multiple Use Vehicle como definiu um amigo.

Serviu até tanquear combustível durante a greve dos caminhoneiros de 2018, fazendo a transferência para os outros carros da casa, afinal economia de combustível nunca foi o forte de um motor GM - nela faço quase 6 km/l e com o Focus faço 12 km/l e com a gasolina batendo nos 5 reais...

Por hoje é isto.
Foto antiga

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Voltando a ativa, again.

 Prezados leitores


Novamente após um grande hiato estou voltando com o blog.

Porquê não um canal do YouTube? Já me resta pouco tempo para mexer no carro, filmar então, quase impossível, editar então, mais complicado ainda.

As vezes esqueço de tirar fotos do que estou fazendo, imagina filmar 10 horas de serviço e depois editar para vídeo de 5 minutos.

Bom, revisei tudo que foi postado até aqui em busca de erros de português e links quebrados. Está tudo ok.

Nos últimos dias meu filho e eu demos um belo avanço em alguns serviços que estavam para ser feitos a bastante tempo e pouco avançavam:

1 - Trocamos os calços de carroceria;

2 - Reformamos os para-choques tendo sido realinhados e repintados;

3 - Trocamos o escapamento original por um envelopado com termotape no trecho inicial;

4 - Trocamos os faróis principais de sealed beam pelos blocos óticos Rossi com lâmpada H4, fiação nova com relês em suporte criado por mim;

5 - Faróis tipo Super Oscar fixado no para-choque;

6 - Farol de neblina Rossi com suporte criado pelo meu filho para ficar alinhado com o para-choque;

7 - Buzina marítima com instalação independente da original;

8 - Refizemos os chicotes de acionamento dos faróis auxiliares, da buzina normal ou marítima, da luz interna;

9 - Instalamos um eletroduto de 1 polegada para proteção de toda a parte elétrica original e adicionaremos as luzes de ré (incluindo o acionamento automático pela caixa de marchas), câmera de ré e luz de neblina traseira combinada com os faróis dianteiros.


 Como era quando comprei.
Como ficou após as últimas intervenções.