quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Tomada no painel

Prezados

 

Durante as longas pausas do blog, aproveitando os horários de folga, tento fazer pequenas e grandes melhorias na minha Veraneio, hoje relato uma modificação simples - instalei uma tomada de 12V no painel.

O painel de instrumentos veio originalmente furado para instalação de acendedor de cigarros, como era comum nos anos 60 a 90. Era só o buraco, sem acabamento nem tomada ou acendedor.

NOTA: É prudente ter conhecimento de mecânica / elétrica / eletrônica / pintura antes de mexer no seu carro e não tenho responsabilidade por danos ou acidentes. Quando mexer na parte elétrica desconecte a bateria.

Comprei as tomadas no Aliexpress (quando valia a pena...) e depois de meses as mesmas chegaram. A segunda tomada não decidi se será simétrica a esta ou vai ser instalada no sub-painel (outro projeto em curso.)

Instalação:

1 - Com a broca cônica alarguei o furo até permitir o encaixe da tomada.

2 - Com a lima chata fiz um pequeno rasgo para que a capa da tomada não ficasse girando no furo.

3 - Derivei do pós-chave um chicote com fusível de 10A (compatível com a capacidade da tomada).

4 - Aterrei a tomada ao painel de instrumentos.

5 - Ligações, a tomada que comprei tem dois conectores dispostos em L, um que vai no centro da tomada é o positivo e o outro é o negativo. Não esqueça de verificar se a disposição é esta pois alguns eletrônicos não funcionam na ordem inversa e podem até queimar (como aconteceu com o carregador do meu GPS).

Resultado: Ótimo.

 

Material: 

Tomada de 12V com tampa 

Fio 1,5 mm2 com porta-fusível (no máximo 2 metros) 

Dois terminais Faston de 6,3 mm

Um terminal olha de 5,2 mm

Tubo termo-contrátil ou fita isolante

 

Ferramentas:

Alicate de corte ou universal

Alicate de crimpar terminais ou ferro de solda, estanho e fluxo - É possível fazer com alicate universal, mas fica um serviço melhor com os terminais crimpados ou soldados. 

Broca cônica para metais

Furadeira elétrica

 

Nível de dificuldade: Simples

Tempo necessário: no máximo meia hora com tudo a mão.



 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário