terça-feira, 23 de março de 2021

Dicas / DIY - Troca do interruptor de luz de freio (Cebolinha do freio)


Prezados

Quando comprei a Veraneio Azul notei que havia uma série de itens que poderiam causar problemas durante a vistoria para transferência de proprietário, ainda mais como vinha de outro estado para o DF onde o DETRAN é particularmente rigoroso.

Eu até imprimi a lista de equipamentos obrigatórios antes de 1997, ano de publicação do Código de Trânsito Brasileiro, caso o vistoriador encrencasse com a ausência de algum item como luz de ré, quebrassol do passageiro e etc. Mas a encrenca se deu somente pelo número do motor (Valeu GM!).

Dentre aquilo que não funcionava corretamente e que poderia resultar em reprovação do carro e nova vistoria, além da enorme perda de tempo, estavam as luzes de freio.

Comecei verificando as lâmpadas, que seria o mais óbvio, mas estavam Ok. Como a luz de posição funcionava corretamente não era problema de aterramento. Testando o polo da lanterna verifiquei que não havia energia, então testei a famosa "cebolinha de freio".

Havia energia em um dos fios, fiz um "jumper" (conectando um ao outro) e as lâmpadas acenderam, portanto não era problema na fiação. Voltando ao interruptor, mesmo pressionando o pedal até o fundo, algumas vezes acendia noutras não, então parti para a solução mais simples, troca da mesma, dado que não é uma peça cara e relativamente fácil de achar.

No caso da Veraneio Azul, a mesma fica instalada diretamente no cilindro mestre de freio - foto de abertura. A aparência da peça em si é como da foto abaixo. Depois de trocada como o procedimento abaixo, tudo ok, ao menor toque no pedal as luzes já acendem.

  

Procedimento:

    1 - Desconecte os dois terminais;

    2 - Com uma chave de 22 mm ou 7/8" solte o interruptor;

    3 - Instale o novo interruptor, aperte com a chave;

    4 - Reconecte os terminais. A posição deles é indiferente.

Resultado: Ótimo.

Material:

    Interruptor de luz de freio:

        Código GM: 1.997.725 - 94.624.834

        Código 3RHO: 340

        1/8 x 27 NPTF (Informações constantes na caixa da peça)

Ferramentas:

Chave 22mm ou 7/8"

Nível de dificuldade: baixo

Tempo necessário: Não mais que 5 minutos com tudo a mão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário