segunda-feira, 19 de abril de 2021

Troca do escapamento

Estado do escapamento da Veraneio Azul

Prezados

Desde que a Veraneio Azul chegou uma coisa que me incomodava é o excesso de barulho interno, especialmente o provocado pelo escapamento. A Veraneio não prima pelo isolamento termo-acústico, na verdade, o isolamento se resume a uma manta de um material que parece uma fibra natural no painel corta-fogo.

No assoalho, por dentro das portas, no teto, por dentro do motor, zero isolamento, com isto a quantidade de calor e barulho que irradia para a cabine é grande e a falta das borrachas nas portas e e a necessidade de andar com os vidros sempre aberto ainda agrava a situação.

Já fora da Veraneio Azul, rumo a reciclagem

Escapamento ou flauta?

Eu cheguei a medir via aplicativo da Bosch um ruído interno na faixa dos -87dB, um valor muito alto, quase insuportável.

No entanto, a indecisão sobre o que farei com o motor, se vou turbinar, preparação aspirada, trocar o motor injetado pelo da Silverado ou mesmo aparecer de forma milagrosa um SB GM 350 por um preço pagável foi empurrando esta mudança cada vez mais para a frente. Tentei vedar os furos com veda-escape o que funcionava por um tempo.

 NOTA 1: Lembrando quando informo o número de peça (P/N) é o que consta no Catálogo Eletrônico de Peças (CEP Chev) dos Utilitário 64/84 (Que para a Veraneio vai até 89), na versão em PDF, de Dezembro de 2005. Lembrando que o catálogo tem alguns erros pontuais não me responsabilizo se não der certo.

NOTA 2: Todos os produtos foram comprados por mim, portanto NÃO É UM POST PATROCINADO.

Bom, como o incomodo do barulho é maior que o dispêndio de dinheiro resolvi comprar um kit de escapamento original no Mercado Livre, comprei na Scapja Escapamentos um kit anunciado como "Escapamento completo C20 Cab Dupla 6 cil 1981a1988".

Depois de diversas conversas com o vendedor explicando a minha necessidade e uma certa dificuldade de comunicação, apesar da descrição não ser a correta, resolvi arriscar e pegar este kit mesmo, com o estado do escapamento era muito ruim, resolvi tudo, começando nos prisioneiros do escapamento.

Foto do anúncio do kit

Sobre o kit e seus acessórios é de boa qualidade, os componentes são de marcas variadas, em aço carbono pintado resultando numa relação custo-benefício bom. As borrachas dos coxins são um pouco mais finas do que as que estavam instaladas no carro mas são bem resistentes. O tubo final, eu queria o que fosse virado para o lado por achar mais, diminuindo o risco de queimadura e refluxo de gases quando a tampa traseira estiver aberta, mas não achei.

Para diminuir a irradiação de calor na cabine resolvi enrolar o escapamento com fita térmica ou termotape ou manta térmica, comprei um rolo de 10 metros de 2 polegadas, de "titanium" na Silicamp anunciada como "Manta Térmica Termotape Titanium Escapamento 10 metros 4 zip". 

Como a Veraneio Azul é relativamente alta, é um serviço que dá para fazer em casa pois estes kits de escapamento não requerem soldagem. Uma ideia que tive e que foi abandonada era fazer um escapamento duplo no trecho final, fica para o próximo "Stage"...

Conferindo o escapamento, o tubo final é o velho.

Conferindo a posição do escapamento.

Antes de instalar, fiz o "enrolamento" do tubo com a termotape, fiz o enrolamento a seco mesmo, mas me acertei com as abraçadeiras zip portanto, para prender o final da fita usei uma abraçadeira comum de inox da minha caixa de reposições mesmo.

Enrolando o tubo primário.

Deveria ter usado uma camisa de manga para enrolar a fita mas não fiz, usei só uma luva de borracha, não causou coceira excessiva, bastou tomar banho depois e passar uma loção hidratante, o que cessou qualquer coceira.
 
 A instalação é simples, depois de retirado todo o sistema antigo, troquei os prisioneiros e coxins, começando pelo primário, depois o abafador e por um o tubo final, prendi parcialmente com os coxins e apertei as abraçadeira. por fim passei veda-escape da Orbi nas juntas, produto superior ao vendido nuns potes sem marca.
Tubo primário já enrolado.


 
Resultado: Ficou bom mas não perfeito:
 
1 - Noto um pequeno vazamento na junção do coletor de escape pois a rosca de um dos prisioneiros está ruim e não permite o aperto total da junta. Passei veda-escape mas continua vazando um pouco.
 
2 - Os tubos e o abafador poderiam encaixar de forma bem justa e os rasgos para aperto não são suficientes para permitir o aperto ideal de forma a vedar bem as juntas, requerendo uso de veda-escape além do ideal.

3 - O tamanho, apesar da descrição não ser correta, serviu perfeitamente.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário