terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Dicas - Quebra-sol para o passageiro

 


 
Prezados, 

A Veraneio Azul veio com quebra-sol apenas para o motorista. Como ela era "de frota", é bem capaz de ter sido alguma economia ou era padrão sua ausência para os modelos "Standart" ou sob encomenda.

Como estava feio, parcialmente deformado e o suporte próximo ao espelho retrovisor desgastado não mantendo-o no lugar, optei em comprar um par de reproduções pela internet.

O produto teve preço e qualidade bem aceitáveis e reproduzem bem a original. Poderia ser um pouco mais dura pois parece meio "mole", mas a original também é assim, e ter espelho para o passageiro para fazer um agrado, mas não sei se originalmente alguma versão saia com espelho. Os suportes são em um plástico mais flexível que o rígido original mas de boa qualidade.

Quanto a fixação, copiei os pontos de fixação dos suportes móvel (próximo a coluna A) e fixo (próximo ao retrovisor) do lado do motorista no lado do passageiro usando com referência a emenda da chapa de acabamento interno, próximo ao quebra- vento e o espelho retrovisor interno.

Para evitar que broca da furadeira escorrega-se marquei os locais com fita crepe e marquei com o martelo e um prego. Comecei com broca bem fina e passei para uma de diâmetro próximo ao parafuso de fixação.

Procure parafusos de rosca soberba específicos para metal, aqueles para MDF (tipo JFX) não fixam direito e com o tempo acabam afrouxando.

Uma hipótese de melhor acabamento seria usar rebites de rosca, mas na época eu não tinha o alicate rebitador, pode ser que num futuro eu modifique os parafusos, mas acho que não será necessário.

Resumo

Resultado: Ótimo.

Material:

    Quebra-sol com suportes (já acompanham o par adquirido)

    Fita crepe

    Parafusos de rosca soberba

Ferramentas:

Fita métrica (melhor que trena ou régua por permitir que se faça curvas)

    Furadeira e brocas

    Chave Phillips PH2

Nível de dificuldade: baixo

Tempo necessário: no máximo uma hora com tudo a mão.

 

Foto 1 - Detalhe do suporte móvel


Foto 2 - Detalhe do suporte fixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário