sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Carburador Solex H34 SEIE

Prezados,

Desde abril a Veraneio estava falhando o que tornou a circulação com ela quase impossível pela falta de confiabilidade.

Depois de ter trocado cabos de vela, pois um estava queimado e outro com a resistência muito elevada (Coloquei Bosch Premium), tampa do distribuidor (Olimpic), rotor do distribuidor (Bosch) e velas (Bosch Resistivas) o carro continuava falhando.

Resolvi desmontar o carburador e limpar, pois injetando a gasolina do tanquinho ele funciona. Não foi surpresa constatar que a cuba estava literalmente desmanchando pois o banho de níquel está soltando e fica entupindo os giclês a toda hora.

Para piorar o corpo principal sofreu um ataque corrosivo e está soltando os pedaços. Como quero converter logo para injeção eletrônica, independente de manter o L6 ou V8, não vou investir muito nisto, por isto comprei um recondicionado reniquelado, no Mercado Livre.

Instalei o "novo" carburador, mas não havia ficado contente com o resultado, estava com a marcha lenta irregular e falhando na transição entre o primeiro e o segundo estágio, além de o afogador não responder ao comando.

Pausa para respirar e pensar e aplicar a filosofia que adotei para mexer na Veraneio "Se começou a dar errado, pare, guarde tudo e quando se acalmar volta a mexer."

Depois de um mês e uma semana consegui mexer na Veraneio:

1 - Regulagem do carburador: Conseguir resolver a questão do afogador, bastou ajustar o cabo do afogador, estabilizou a marcha lenta, mas continua dando falha ao acionar o segundo estágio. Pelo que pesquisei deve ser o came da bomba de aceleração. Ainda a resolver.

2 - Testei todos os cilindros pelo método clássico, desconecta-se o cabo respectivo e observar a variação na rotação ou comportamento do motor. Todos funcionando corretamente mas acredito que esteja precisando de uma regulagem de válvulas.

3 - Agora estou estudando o processo de regulagem e tentando me animar para tirar o carburador de novo para checar a bomba de aceleração.

4 - A linha de vácuo do distribuidor estava ruim. As partes em borracha estavam ressecadas e isto está causando falhas no avanço. Num primeiro momento utilizei para refazer a linha de vácuo o que restou da substituição da linha de combustível - 6,0 mm ou 1/4" de diâmetro, só para testar e manter o carro funcional.

A linha de vácuo na configuração original é composta por três peças - uma conexão em U de borracha junto ao distribuidor, um tubo de metal que segue paralelo a linha de combustível e mais um pedaço de mangueira de 3,5 mm para fazer a conexão entre o tubo metálico e o carburador.

Quanto menos conexões, menor chance de perda de vácuo e mais precisão no ajuste do ponto e do avanço. Comprei a mangueira lonada de 3,5 mm da Gates. Adquiri 1,5 m por precaução, mas sobrou cerca de 30 cm.

Para deixar o motor mais organizado, prendi a linha de vácuo junto com a linha de combustível com tie-warp (ou abraçadeira de nylon ou enforca-gato ou fita Hellerman - A depender de onde você estiver lendo).

Ainda não está bom, não mexi no segundo estágio para resolver a questão da falta em alta.

Resumo:

Material:
1 - Um carburador recondicionado - Mercado Livre - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-719991034-carburador-opalla-4cc-solex-h34-seie-niquelado-alcool--_JM
2 - Mangueira lonada de 3,5 mm da Gates, a R$ 4,90 o metro (Ref. Set./2016)

Ferramentas:
Chaves fixa ou combinada de 1/2", 9/16", 12/13 mm e 6/7 mm (cabo do afogador); alicate universal, faca para cortar as mangueiras, tie-warp preto, chave de fenda normal e de toco (para mexer no parafuso da marcha lenta) de corte.

Nível de adaptação: 0 - Original à 10 - Gambiarra total = 0 - 100% original.

PS. Apesar do anúncio dizer Opalla 4cc (SIC), o carburador recebido atende as especificações do motor de 6 cilindros.


*RTA - Recurso Técnico Alternativo ou Gambiarra ou Adaptação ou até onde sua imaginação levar e a coisa funcionar.
Desembalando o carburador recondicionado


Carburador já instalado

Linha de vácuo em mangueira lonada, lado do carburador

Linha de vácuo em mangueira lonada, lado do distribuidor

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