Prezados,
Com o passar do tempo todas lâmpadas vão perdendo eficiência e não raro ficarem "pretas" pelo lado interno.
As lâmpadas principais (Faróis e lanternas) é visível a perda de desempenho, para estas há uma recomendação que sejam trocadas a cada dois ou três anos, agora então com a "Lei do Farol" a vida útil na eficiência máxima será ainda menor, pois se antes usava-se o farol por uma ou duas horas por dia, agora o tempo de utilização será praticamente dobrado.
Esta medida faz parte do pacote de Manutenção Preventiva, mas em geral, só é observado quando chega na Manutenção Corretiva, ou seja, quando queimam.
Já as luzes espia e de iluminação do painel, raramente são lembradas, até mesmo por não serem simples de serem trocadas e durarem, em sua maioria, toda a vida do carro.
Eu já tinha decidido fazer a substituição das lâmpadas do painel por outras novas, pela fraca iluminação dos instrumentos e pela relativa inoperância do reostato de ajuste da iluminação, que no fundo só serve mesmo para acionar a luz da cabine.
Cheguei a comprar as lâmpadas novas, incandescentes, mas resolvi fazer um "up" para as lâmpadas em LED colorido.
Comprei no Aliexpress, meu fornecedor oficial, até agora sem problemas, tudo entregue embora o prazo seja longo (Culpa dos nossos Correios e Receita Federal).
Cheguei a comprar as lâmpadas novas, incandescentes, mas resolvi fazer um "up" para as lâmpadas em LED colorido.
Comprei no Aliexpress, meu fornecedor oficial, até agora sem problemas, tudo entregue embora o prazo seja longo (Culpa dos nossos Correios e Receita Federal).
Para o painel são necessárias:
- 4 lâmpadas BA9S - Iluminação geral (US$ 0,27 cada / Frete grátis)
- 1 lâmpada T9 - Luz do óleo
- 4 lâmpadas T5 - Farol alto, seta, bateria e partida a frio (US$ 0,25 cada / Frete grátis)
No caso da minha Veraneio, o afogador é do Opala, com luz espia, então precisa de uma lâmpada T5.
Lampada T9 - "Pingão" |
Lâmpada T5 - "Pinginho" ou "Grão de arroz" |
Lâmpada T5 LED - "Pinginho" ou "Grão de arroz" |
Lâmpadas BA9S LED |
1 - Soltar o cabo da bateria para desativar a parte elétrica do carro;
2 - Soltar os 6 parafusos que prendem o quadro de instrumentos;
3 - Soltar o cabo do velocímetro desrosqueando a peça plástica;
4 - Soltar o painel das luzes espia, no centro do quadro;
5 - Soltar o conector branco;
6 - Com o quadro fora do carro, leve para a bancada para limpeza externa;
7 - Para limpeza interna use um pano seco e que não solte fiapos;
8 - Soltei os parafusos (1/4") que prendem os instrumentos (4 no velocímetro e 2 no termômetro e 2 no marcador de combustível);
9 - Aproveite para repintar os ponteiros dos instrumentos, use um pincel atômico vermelho;
10 - Remonte os instrumentos;
11- Troque as lâmpadas de iluminação - BA9S;
12 - Voltando ao carro, no painel de luzes espia troque as lâmpadas pelos LED, neste caso, testar pois se o LED estiver invertido ele não acende, logicamente que no meu caso todos estavam invertidos;
13 - Encaixe o painel de luzes espia no quadro de instrumentos, reconecte o conector branco, não tem como errar pois ele só encaixa de uma forma, reconecte o cabo do velocímetro, encaixe o painel e parafuse de volta (sem apertar muito para não correr o risco de rachar o painel.
No afogador é só girar o acabamento para o lado esquerdo, encaixar a nova lâmpada e rosquear o acabamento de volta.
Resultado: Bom, achei que a iluminação do velocímetro não ficou tão forte com desejava mesmo sem o controle do reostato. Os demais instrumentos ficou ótimo.
2 - Soltar os 6 parafusos que prendem o quadro de instrumentos;
Quadro de instrumentos |
4 - Soltar o painel das luzes espia, no centro do quadro;
5 - Soltar o conector branco;
6 - Com o quadro fora do carro, leve para a bancada para limpeza externa;
7 - Para limpeza interna use um pano seco e que não solte fiapos;
8 - Soltei os parafusos (1/4") que prendem os instrumentos (4 no velocímetro e 2 no termômetro e 2 no marcador de combustível);
9 - Aproveite para repintar os ponteiros dos instrumentos, use um pincel atômico vermelho;
10 - Remonte os instrumentos;
11- Troque as lâmpadas de iluminação - BA9S;
12 - Voltando ao carro, no painel de luzes espia troque as lâmpadas pelos LED, neste caso, testar pois se o LED estiver invertido ele não acende, logicamente que no meu caso todos estavam invertidos;
Detalhe do painel de luzes espia - Apagado / Aceso
Detalhe do quado de instrumentos - Iluminado com LED vermelho e LED nas luz espia
Luz espia do afogador funcional.
No afogador é só girar o acabamento para o lado esquerdo, encaixar a nova lâmpada e rosquear o acabamento de volta.
Resultado: Bom, achei que a iluminação do velocímetro não ficou tão forte com desejava mesmo sem o controle do reostato. Os demais instrumentos ficou ótimo.
Excelente ideia, para dizer o mínimo. A lâmpada de LED é muito mais eficiente do que aquelas típicas dos anos 80, não só duram mais como têm maior eficiência na hora de iluminar - e não tem aquele filamento que costumava partir quando se andava em buracos. Excelente upgrade!
ResponderExcluirE por falar em painel de Veraneio, lembrei-me agora que a Chevrolet, no começo dos anos 80, preparou algumas (não muitas) Veraneio para o treinamento de seus concessionários. As Veraneio, da Clínica de Serviço, eram muito incrementadas e usavam o painel do C-60 (ou algum da linha), o mais completo possível. Uma dessas Veraneio foi avaliada pela revista Motor-3 (fico devendo agora qual a edição), mas ficou prá lá de interessante!
ResponderExcluirótimo post relacionado a lâmpada led materiais elétricos Parabéns!
ResponderExcluirachei demais essa luminaria painel led, legal!
ResponderExcluirmuito boas essas dicas de materiais eletricos em São Paulo top essa lampada led, esse blog é demais, muito legal!
ResponderExcluiressa lampada led é muito boa
ResponderExcluirAfogador com luz espia é chique!
ResponderExcluirEle é igual ao do Opala, ela veio com todo o sistema de partida a frio automática, mas está inoperante.
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