Prezados,
Lá pelos anos 90, por meio de uma dessas mudanças do destino, veio parar uma GM Veraneio 1979 na nossa família. Ela se juntou a uma Ford F100 1978, laboratório de todas as peraltices de adolescentes e com o apoio velado do meu pai.
A F100 era "o carro" da família, motor 302 V8 do Maverick, câmbio longo, diferencial do Galaxy automático, num tempo onde não haviam radares pendurados em cada poste e toda sorte de irresponsabilidades.
Mas a Veraneio era pau para toda obra, transportava a família, material de construção, mudança e tudo mais que tivesse que ser feito, até viajar, um carro apaixonante que só quem andou numa sabe qual é a sensação que ela traz.
Para quem não conhece, a GM Veraneio é prima-irmã da GM Suburban, um carro grande, imponente (por vezes impotente e quase sempre "poçante"), que impõe respeito com seu porte avantajado, agilidade e delicadeza de um elefante.
Essa aí é a Zero-Dois, mais conhecida entre meus colegas como "A Lenda". É um exemplar azul marinho, 1987, motor 4,1l - 250, câmbio Clark 260F - 4 marchas, diferencial curto, 95% original. Ela passou por uma reforma parcial não finalizada.
A Zero-Um, conhecida só como "A Veraneio". Era um exemplar azul claro, 1979. motor 4,3l - 261, câmbio M-14 de 3 marchas com acionamento na coluna, diferencial curto, 99% original. Ela só teve a forração dos bancos trocada pelo tecido do Gol GTi e um "tapa" no motor "poçante". Já a vi algumas vezes depois que foi vendida e teve seu motor substituído por um a diesel e o seu indefectível amassado no teto.
Neste blog vou relatar as aventuras e desventuras feitas em companhia desta criatura acima, foto soturna, a meia luz, que combina muito bem com a atividade mais conhecida realizada pelas suas irmãs - patrulhamento ostensivo ou "na campana" das nossas cidades.
A F-100 era quase um ser vivo e daqueles com personalidade forte. Lembro, como se fosse hoje, de cruzar o Eixão às 6h40 da manhã na caçamba, aquela brisa suave me preparando pra aula.
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