A minha Veraneio é equipada com motor GM 250, movido a álcool. Motor à álcool antigo e clima frio ou em carro carburado que fica muito tempo parado é complicado de ligar.
Para facilitar a partida, as fábricas inventaram, e é usado em muitos modelos até hoje, um tanque de combustível suplementar - o popular tanquinho - a ser abastecido com gasolina, localizado dentro do cofre do motor.
Confesso que um carro à álcool e carburado não era exatamente o meu desejo, mas pelo ano de fabricação e tecnologia empregada na Veraneio, é conformar-se por enquanto e mais a frente partir para a injeção eletrônica.
Observando o quadro de instrumentos extra que veio no "pacote aquisição", notei que há uma luz espia para indicar a falta de combustível no tanquinho. Se existe no painel vamos fazer funcionar.
Comecei a procurar na internet a boia original e não localizei em lugar nenhum. Teria que adaptar uma semelhante, e no caso, a melhor seria a do Fiat Uno. Procurei nas autopeças a do Uno e ninguém tinha, procurei nas Concessionárias Fiat e o preço algo como 150 reais. (Ref. Maio/2016)
Pensei em adaptar um tanquinho do Uno que tem boia e formas bastante semelhantes ao original, mas o preço não era muito convidativo, pois teria que comprar o tanquinho, a bomba, a tampa e bomba ou um usado de procedência duvidosa.
Conversando numa oficina consegui, pela modesta quantia de 10 reais, uma boia de reservatório de fluido de freio, segundo o dono, do Gol novo.
Então vamos ao procedimento do RTA*:
1 - Primeiro testar a fiação para ver se a luz espia funciona. No cofre do motor, notei que haviam dois contatos soltos perto do tanquinho. Fiz um "jumper" e liguei a ignição. A luz espia existe e funciona. Um problema a menos.
2 - Observando o tanquinho nota-se que são duas tampas, uma vermelha que é por onde é abastecido (e invariavelmente o frentista joga gasolina fora) e outro, amarelo tampado com uma borracha um indicativo claro que a boia havia sido eliminada.
3 - Tirei a tampa e o poço-guia
RTA Boia 1 - Poço-guia com a tampa original sem a borracha
4 - Desmontei a boia, tirando a tampa de borracha do contato elétrico, a arruela metálica, a borracha de vedação, cortei a haste no meio comprimento.
RTA Boia 2 - Conjunto da boia "explodido" |
RTA Boia 3 - A peça chave do processo - a haste de antena |
RTA Boia 4 - "Adequando" o diâmetro da boia, serviço de paciência |
RTA Boia 5 - Boia já instalada na haste da antena |
7 - É importante testar se o novo conjunto de boia mais haste flutua corretamente, não travando em nenhum lugar do poço ou quando esgotada a gasolina.
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RTA Boia 6 - Testando a "flutuabilidade" da boia no poço guia |
9 - O ajuste é feito encaixando a haste plástica na haste de metal e testando até achar o ponto ideal, é coisa de milímetros de cada vez. Achando a altura ideal, apertei com alicate, apliquei Superbonder e apertei com alicate.
RTA Boia 8 - Conjunto montado no carro |
Resumo:
1 - Uma boia do reservatório de fluido de freio do Gol - R$ 10,00
2 - Uma haste de antena interna - Sucata
3 - Superbonder - Algumas gotas.
Ferramentas:
Alicate de corte, arco de serra, lixa e pote com água para testar o conjunto.
Nível de adaptação
0 - Original à 10 - Gambiarra total = Nota 2 - Nem parece adaptação.
*RTA - Recurso Técnico Alternativo ou Gambiarra ou Adaptação ou até onde sua imaginação levar e a coisa funcionar.
Minha nota para o nível de adaptação: 0,5. Boia de tanquinho de Gol deve sair da fábrica custando centavos. E além disso, poucos são os que guardam sucata de antena e realmente dão utilidade pra ela.
ResponderExcluirNota para o RTA: 10 de paciência, 10 de criatividade e 1 por ter montado o tanquinho sujo do jeito que saiu na foto = média 7.
Aceito sugestões de como retirar as marcas do tempo em tanques de plástico antigo (velhos mesmo) e que não existem mais para reposição.
ResponderExcluirJá tentaste água sanitária?
ResponderExcluirAinda não. Estou pesquisando alternativa, grato pela diga.
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