Prezados,
Desde abril a Veraneio estava falhando o que tornou a
circulação com ela quase impossível pela falta de confiabilidade.
Depois de ter trocado cabos de vela, pois um estava queimado
e outro com a resistência muito elevada (Coloquei Bosch Premium), tampa do distribuidor
(Olimpic), rotor do distribuidor (Bosch) e velas (Bosch Resistivas) o carro
continuava falhando.
Resolvi desmontar o carburador e limpar, pois injetando a gasolina
do tanquinho ele funciona. Não foi surpresa constatar que a cuba estava literalmente desmanchando
pois o banho de níquel está soltando e fica entupindo os giclês a toda
hora.
Para piorar o corpo principal sofreu um ataque corrosivo e está soltando os pedaços. Como quero converter logo para injeção
eletrônica, independente de manter o L6 ou V8, não vou investir muito nisto,
por isto comprei um recondicionado reniquelado, no Mercado Livre.
Instalei o "novo" carburador, mas não havia ficado
contente com o resultado, estava com a marcha lenta irregular e falhando na
transição entre o primeiro e o segundo estágio, além de o afogador não
responder ao comando.
Pausa para respirar e pensar e aplicar a filosofia que
adotei para mexer na Veraneio "Se começou a dar errado, pare, guarde tudo
e quando se acalmar volta a mexer."
Depois de um mês e uma semana consegui mexer na Veraneio:
Depois de um mês e uma semana consegui mexer na Veraneio:
1 - Regulagem do carburador: Conseguir resolver a questão do
afogador, bastou ajustar o cabo do afogador, estabilizou a marcha lenta, mas
continua dando falha ao acionar o segundo estágio. Pelo que pesquisei deve ser
o came da bomba de aceleração. Ainda a resolver.
2 - Testei todos os cilindros pelo método clássico,
desconecta-se o cabo respectivo e observar a variação na rotação ou
comportamento do motor. Todos funcionando corretamente mas acredito que esteja
precisando de uma regulagem de válvulas.
3 - Agora estou estudando o processo de regulagem e tentando
me animar para tirar o carburador de novo para checar a bomba de aceleração.
4 - A linha de vácuo do distribuidor estava ruim. As partes
em borracha estavam ressecadas e isto está causando falhas no avanço. Num
primeiro momento utilizei para refazer a linha de vácuo o que restou da
substituição da linha de combustível - 6,0 mm ou 1/4" de diâmetro, só para
testar e manter o carro funcional.
A linha de vácuo na configuração original é composta por três
peças - uma conexão em U de borracha junto ao distribuidor, um tubo de metal que
segue paralelo a linha de combustível e mais um pedaço de mangueira de 3,5 mm
para fazer a conexão entre o tubo metálico e o carburador.
Quanto menos conexões, menor chance de perda de vácuo e mais
precisão no ajuste do ponto e do avanço. Comprei a mangueira lonada de 3,5 mm
da Gates. Adquiri 1,5 m por precaução, mas sobrou cerca de 30 cm.
Para deixar o
motor mais organizado, prendi a linha de vácuo junto com a linha de combustível
com tie-warp (ou abraçadeira de nylon ou enforca-gato ou fita Hellerman - A depender de onde você estiver lendo).
Ainda não está bom, não mexi no segundo estágio para
resolver a questão da falta em alta.
Resumo:
Material:
1 - Um carburador recondicionado - Mercado Livre - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-719991034-carburador-opalla-4cc-solex-h34-seie-niquelado-alcool--_JM
2 - Mangueira lonada de 3,5 mm da Gates, a R$ 4,90 o metro
(Ref. Set./2016)
Ferramentas:
Chaves fixa ou combinada de 1/2", 9/16", 12/13
mm e 6/7 mm (cabo do afogador); alicate universal, faca para cortar as
mangueiras, tie-warp preto, chave de fenda normal e de toco (para mexer no
parafuso da marcha lenta) de corte.
Nível de adaptação: 0 - Original à 10 - Gambiarra total = 0
- 100% original.
PS. Apesar do anúncio dizer Opalla 4cc (SIC), o carburador
recebido atende as especificações do motor de 6 cilindros.
Justo o que eu procurava sobre baterias acdelco bh. Obrigada!
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