segunda-feira, 22 de março de 2021

Dicas / DIY - Melhorando a aparência do carro - Parte V - Alavanca e Manopla do câmbio

Prezados

A uns dias atrás, surgiu na lista de WhatsApp da Veraneio uma discussão sobre formas de tornar os veículos antigos menos sensíveis ao furto e uma das ideias colocadas era encontrar uma forma prática de bloquear a alavanca de mudanças de velocidades.

Uma solução bem comum nos anos 90 era o uso da trava Multi-lock, que é essencialmente um cadeado bem parrudo atrelado a uma chapa de aço presa a carroceria do carro que impede a troca de marchas. O cadeado era padrão mudando a chapa conforme o carro e a posição de acionamento da marcha a ré. Era tido como um sistema inviolável (ou dificilmente violável) nos anos 90.

Quando comprei a Veraneio Azul, como conseguiria o cadeado de presente de um amigo, fui ver quanto era, aqui em Brasília, só a chapa para a Veraneio era algo como 700 a 1000 reais (Final de 2015) sem o cadeado. Sem chance.

Esta discussão me fez lembrar de quando fui fazer o test-drive pré-compra, achei muito estranho a posição da alavanca pois era excessivamente alta, estando bem próxima ao volante. Notei que ela havia sido cortada e emendada por meio de uma luva metálica, como as utilizadas em mangueiras de alta pressão.

Segundo o ex-proprietário a alavanca havia sido cortada para evitar o furto pois quando ele parava o carro em algum lugar público, ele tirava a parte superior que impediria a troca de marchas. Só que não funcionava como descrito pois a porção ligada ao câmbio ainda é suficiente para fazer a troca de marchas sem a parte superior, como foi provado durante o test-drive quando depois de meio giro as duas metades se separaram e eu continuei fazendo a trocas só pela metade inferior.

Minha teoria conspiratória é que como ele é caminhoneiro, ele havia optado em estender a alavanca de forma a ficar mais perto do volante, mas isto não vem ao caso. 

Quanto a solução de bloqueio da alavanca de mudanças de velocidades, ela tem que ser bem próxima a base de forma que impeça a movimentação da alavanca caso esta seja cortada. Não achei uma solução até o presente, mas acredito que um rastreador seja mais eficaz.

De qualquer forma achava a solução encontrada ruim e pouco segura, pois poderia ficar, literalmente, com a alavanca na mão no meio de uma troca de marchas.

Como minhas habilidades de soldador estão entre a inépcia total e sofríveis optei por uma solução que atenderia bem de forma provisória até que eu melhorasse minhas habilidades de soldador e decidisse a altura que mais melhor agrade.

Afinal muitos investem em sistemas para encurtar o deslocamento da alavanca (o famoso short shifter) não faz sentido algum um extra-long shifter como está hoje onde o deslocamento da alavanca entre a 3ª a 4ª é de aproximadamente 25 cm....

A solução encontrada foi, após revirar as minhas caixas de peças reservas, sucatas e "um dia posso precisar disto", um "prendedor do eixo superior ao inferior do eixo de controle superior da mudança de velocidade" (bendita GM e seus nomes técnicos), utilizada na Veraneio com câmbio de 3 marchas e acionamento na coluna de direção, herdada da minha primeira Veraneio, que sobrou após a troca do trambulador (também conhecido, só pela GM, como "controle da mudança de velocidade da caixa de mudanças")

Prendedor do eixo superior ao inferior do eixo
de controle superior da mudança de velocidade

Como na utilização original os eixos tem ranhuras e rebaixos próprios, na utilização que fiz foi preciso fazer um pequeno desgaste nas duas partes da alavanca de forma a permitira a passagem dos parafusos, o que fiz com uma furadeira e broca para aço, já com o prendedor no lugar.

Alavanca em duas partes...
 

Os parafusos utilizados foram os mais curtos possíveis, 1/2" x 1", com arruelas lisas e de pressão. Com duas chaves de boca de 1/2 polegada apertei os parafusos e porcas.Não ficou a coisa mais bonita do mundo, ou como diria um professor de matemática que tive, "não é uma solução elegante" mas atendeu ao propósito. Em breve decido a altura e resolvo a questão.


Resultado final com uso do prendedor e manopla "Momo"

Como já relatei no post Dicas - Instalando o que foi comprado o "Stage 0" era uma manopla da Autopoli, que considero feia e estava rachada na base.

Stage 0 - Manopla Autopoli

O "Stage 1" foi a manopla de alumínio da Momo (Chinês by Aliexpress), sonho de consumo dos anos 90 e do adolescente que não sou mais, peça bonita, bem acabada, mas que não combina o estilo da Veraneio Azul e que fica quente quando o carro fica no Sol, apresentada mais acima.

Finalmente o "Stage 2" que o botão da alavanca de mudanças de velocidade (P/N 94634524, aplicável de 85/89), reprodução de boa qualidade que aumentou a originalidade da Veraneio Azul. A pequena diferença que havia ficado na base, como relatada em Dicas - Instalando o que foi comprado eu resolvi com uma arruela metálica e uma de borracha transparente, que proporcionou um bom acabamento. As outras porcas de acabamento que tinha não deram certo, eram todas muito grossas o que não permitia que o botão fosse roscado na alavanca.

 

Não tem mais a folga mas
a arruela transparente faz parecer que sim.

 

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