sexta-feira, 26 de março de 2021

Modernização - Sub-painel de acabamento

Cobertura da alavanca de freio de estacionamento
P/N 94614825

Prezados

Como projeto de restauração em curso que era a Veraneio Azul haviam várias peças que estavam faltando e que seriam difíceis de serem obtidas, entre elas, a cobertura da alavanca de freio de estacionamento, situada na base da coluna de direção.

Coluna de direção sem o acabamento, ainda na fase inicial do projeto

É um item que é difícil de achar pois ela só foi usada a partir de 1981, (P/N 94614825) quando a GM, por uma destas razões que ninguém explica, alterou o sistema de freio de estacionamento, mudando a forma, a localização e como se dá o seu acionamento, saindo da esquerda e vindo para a direita da coluna de direção, ficando mais próximo da chave de ignição.

Eu até consegui comprar uma peça usada a princípio para ser utilizada mas devido ao péssimo estado de conservação que serviria apenas para esboço de um molde de reprodução mas outros pontos me motivaram a desenvolver o sub-painel:

    1 - Não gosto de furar o painel para colocação de chaves auxiliares como as utilizadas                 para luzes auxiliares;

    2 - A cobertura original não teria espaço; e

    3 - Tirando as duas saídas na base do para-brisa dianteiro, que servem para um possível             desembaçador, não tem como colocar saídas para ar condicionado ou ventilador.

Este foi um dos projetos mais longos, comecei ainda em 2016, mas não pela complexidade mas por ser constantemente sendo postergado por outros projetos e serviços que passaram na frente pela prioridade.

É uma peça simples, feita em chapa de aço #20, dobrada conforme as medidas do desenho abaixo. O comprimento eu pedi com 160 cm para posterior ajuste no carro. Repensando a peça, eu faria um pouco mais alto, com 11 cm de altura para ter mais alternativas de saída de ar, painel de controle do ar condicionado, DVD ou qualquer outra coisa.

Desenho da peça

O ângulo da dobra superior eu imaginei de forma que ficasse alinhado com o painel do carro, podendo ser ajustado posteriormente. Já o ângulo inferior eu mandei fazer a 90° para enrijecer a peça de forma que ela não vibrasse e também escondesse as chaves, conexões, fios e tudo mais.

Peça crua

Com a peça na mão, parti para a marcação dos cortes, ajustes e furos.

A foto acima mostra uma das simulações de furos no sub-painel, a ideia era instalar, da esquerda para a direita, saída de ar, chaves auxiliares, coluna de direção, tomadas de 12V (duas unidades), alavanca de freio de mão, comando do AC, saídas de ar, comando do AC, saída de ar.

Resolvi deixar o lado esquerdo da coluna de direção mais livre, mudando as chaves para o espaço entre a coluna de direção e a alavanca de freio de mão na configuração final. Fiz também um recorte junto a cobertura central do painel de instrumentos (P/N 94601589, aplicável de 79 a 89) para que o sub-painel fique o mais próximo possível.

Feitas as marcações, parti para os cortes, com serra tico-tico e furos do que já está ou seria instalado, coluna de direção, três chaves auxiliares, alavanca do freio de estacionamento e cobertura central do painel de instrumentos.

Como por baixo da coluna de direção passam os fios da chave de seta e buzina bem como da chave de ignição, fiz um recorte para passagem dos chicotes. Como não consegui descobrir como retira-se a alavanca do freio de estacionamento, optei por fazer o recorte de cima para baixo, diferentemente do desenho original.

O recorte para a cobertura central do painel de instrumentos eu fiz o menor possível, mas ainda assim ficou um pouco grande.


Tratei a chapa contra oxidação, pintei com primer e tinta preta para ficar com aparência texturizada. Apliquei uma camada de fita de espuma preta entre as duas peças para evitar ruídos e instalei as chaves e a tomada de 12V.

A parte onde tive mais trabalho foi a fixação do sub-painel ao painel, inicialmente iria fixar com parafusos com porcas, em quatro pontos, nas pontas e no centro, junto a cobertura, não deu certo pois não conseguia acesso as porcas.

A segunda tentativa foi com parafusos Phillips por meio de furos que vazaram a aba inferior para permitir a passagem da chave, também não deu certo pelo fato da chapa ser inclinada e a chave escapava por exigir muita força no aperto, a solução final que se mostrou mais simples e prática que foi os rebites de rosca M5 com os respectivos parafusos com arruelas de pressão. 

Como as chaves que uso são "universais", até mesmo por não existirem originais, fiz uma etiqueta indicando a função de cada chave auxiliar, sendo a da esquerda farol de longo alcance e neblina, no centro iluminação da cabine e na direita a alterna entre a buzina normal e a buzina marítima. O espaço entre as chaves é de 2,5 cm, definidos durante a simulação. Ainda vou achar uma solução mais elegante para a uniformização dos botões de acabamento e sua identificação.

Outra melhoria que pretendo fazer é a segregação entre a luz de longo alcance e a de neblina, não gostei do resultado atual pois como a chave opera (chave de duas posições) acaba que o farol de neblina e a luz de neblina traseira ficam necessariamente acesas mesmo quando quero somente a luz de longo alcance.

A opção é uma chave só para a luz de longo alcance e outra só para farol de neblina com a luz de neblina traseira, sendo que a dianteira opera sozinha ou em conjunto com a traseira.

Lado esquerda do sub-painel (coluna de direção)

Painel de chaves e alavanca do freio de estacionamento

Tomada de 12V

Lado direito do sub-painel

Identificação das chaves

NOTA 1: Lembrando quando informo o número de peça (P/N) é o que consta no Catálogo Eletrônico de Peças (CEP Chev) dos Utilitário 64/84 (Que para a Veraneio vai até 89), na versão em PDF, de Dezembro de 2005. Lembrando que o catálogo tem alguns erros pontuais não me responsabilizo se não der certo.

NOTA 2: Todos os produtos foram comprados por mim, portanto NÃO É UM POST PATROCINADO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário