sexta-feira, 5 de março de 2021

Dicas - Peças compradas

Prezados

Para dar continuidade dos serviços em execução tive que comprar alguns itens faltantes, pequenos mimos e como já havia relatado no post DIY - Uma saga por causa de um cabo de embreagem fiz algumas coisas para a Veraneio Azul.

Adotei como padrão ao falar de peças informar o número da peça (P/N) que consta no Catálogo Eletrônico de Peças (CEP Chev) dos Utilitário 64/84 (Que vai até 89), na versão em PDF, de Dezembro de 2005. Eu tenho o CEP Chev eletrônico mas não está funcionando no meu computador.

Como a linha 10 foi descontinuada em 1984 mas a Veraneio (A14C-C14C) continuou sendo produzida até 1989, a GM diferencia as peças da Veraneio para o período 1985 a 1989, o quê ocasiona alguns erros no catálogo, daí precisa de um pouco de experiência para saber o quê é igual ou tem diferenças, portanto não me responsabilizo se não der certo.

Em breve pretendo disponibilizar o Catálogo aqui no Blog, quando descobrir como postar arquivos PDF, se alguém souber peço que ponha nos comentários.

 

Peças compradas na Guedes e Miranda: As peças foram compradas diretamente no site deles por haver uma diferença significativa de preços entre o site e a loja virtual deles no Mercado Livre.

a)  Lanterna de teto (P/N 07345360, aplicável de 64 a 89): Reprodução de boa qualidade feita pela Artmold. Plástico espesso e bem acabado. Não tem o símbolo da Chevrolet nem o Chevrolet Brasil. Preço bom.

 

A Veraneio, apesar de ter uma cabine gigantesca tem apenas uma lanterna de teto na versão standard, situada no centro da cabine. Apenas na versão Super Luxo tem duas, além da principal tem uma adicional sobre o compartimento de bagagens. Os suportes, pelo CEP Chev são diferentes P/N 07320384 para o principal, aplicável de 64 a 89 e P/N 07325502 para o do compartimento de bagagem, aplicável de 70 a 89.

 

 Esta junta (#26 na figura) eu nunca vi, devo fazer em EVA.

Para melhorar a iluminação da cabine hoje eu uso duas plaquinhas de LED adaptadas na carcaça da lanterna de teto, ficou melhor que a lâmpada convencional original mas nada muito claro e comprei outras para adaptações / tentativas. Ainda em estudo a melhor solução.

b) Almofada do pedal (P/N 03778478, aplicável de 64 a 89): Reprodução de boa qualidade feita pela Jahu, espesso e bem acabado. Preço bom.

c) Acabamento da alavanca de freio de mão em alumínio e emblema 4100 do para-lamas do Opala: Reproduções boas e bem acabadas. A ideia era substituir a alavanca de freio original da Veraneio Azul pois está com as pontas quebradas por esta do Opala que tem aparência semelhante, mas acredito que não vai dar certo.


Peças compradas na Spa Turbo: A peça comprada diretamente na loja virtual no Mercado Livre.

a) Adaptador do sensor de pressão de óleo com três saídas: A Veraneio Azul tem, além da luz de alerta do painel de baixa pressão de óleo, manômetro (Cronomac) e termômetro de óleo (Chinês by AliExpress). O sensor do termômetro de óleo é comprido e não deu para usar o adaptador em Y que já tinha então não está instalado (Só o relógio está instalado no painel). Acredito que vá dar certo.



Peças compradas na Casa Aventura: A peça comprada diretamente na loja virtual no Mercado Livre.

a) Coifa de borracha (P/N 09297510, aplicável de 77 a 84): Reprodução de boa qualidade, sem identificação do fabricante, borracha espessa e bem acabada.

b) Botão da alavanca de mudanças de velocidade (P/N 94634524, aplicável de 85/89):
Reprodução de boa qualidade, sem identificação do fabricante, resina bem acabada com marcações das marchas bem visível.Ambas tem preço bom.
 
Na foto tem a manopla que uso atualmente, feita em alumínio e da Momo (Chinês by Aliexpress), peça boa e bem acabada, mas não combina direito com o estilo da Veraneio Azul sem contar que quando o carro fica no Sol fica quente, por isto resolvi mudar para a original. Quanto a comprei a Veraneio Azul veio com uma manopla da Autopoli.
 
Também consta o retentor do vedador da alavanca de mudança de velocidade (Aro)(P/N 09307106, aplicável de 77/84), que repintei. Ainda estou em dúvida se mantenho os parafusos autoatarraxantes ou coloco rebites de rosca.
 


 
Posteriormente descobri que falta uma outra coifa de borracha no topo do trambulador (controle de mudanças de velocidade, segundo o CEP Chev)(#6 na figura). Vou ver como resolvo isto.
 
Na foto abaixo é possível ver a cebolinha (Interruptor de marcha a ré P/N 94634524, aplicável de 85/89 nas Versões ZT4+M16/M20/M23 - Traduzindo ZT4 não sei o que quer dizer, M16/M20/M23 - Transmissão de 4 marchas):


Por fim, o que eu fiz:
 
a) Coifa em courvin, pois a antiga, como está na foto estava em estado muito ruim. Ainda vou decidir se vou usá-la. Eu a fiz antes de comprar a original de borracha.
 

b) Capa do triângulo de segurança: Feito em courvin com velcro para o fechamento.


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