quinta-feira, 11 de março de 2021

DIY / Dicas - Instalando o termômetro e manômetro de óleo

Manômetro (Cronomac - Em cima) / Termômetro de óleo (CN Autoshop - embaixo)


Prezados

O post de hoje é o complemento dos relatos Dicas - Peças compradas e Dicas - Instalando o que foi comprado e de outros posts anteriores, dado que a instalação do sensor de temperatura do óleo foi mais complicado que previa.

NOTA 1: Lembrando quando informo o número de peça (P/N) é o que consta no Catálogo Eletrônico de Peças (CEP Chev) dos Utilitário 64/84 (Que para a Veraneio vai até 89), na versão em PDF, de Dezembro de 2005. Lembrando que o catálogo tem alguns erros pontuais não me responsabilizo se não der certo.

NOTA 2: Todos os produtos foram comprados por mim, portanto NÃO É UM POST PATROCINADO.

 

Com intuito de melhorar o controle do funcionamento do motor da Veraneio Azul eu instalei um conjunto extra de instrumentos da Cronomac, linha Street, de 52 mm - Tacômetro, Manômetro de óleo e Vacuômetro numa primeira etapa. O processo de instalação eu ainda vou descrever mas não é nada complicado.

As razões destas escolhas foram:

1 - Os instrumentos da Cronomac são tidos como os de fabricação nacional mais precisos;

2 - A linha Street tem grafia bastante semelhante a original da Linha C14XX da GM;

3 - Os instrumentos adicionais originais eram fornecidos apenas para algumas versões da linha de caminhões, o que torna quase impossível de serem achados.

4 - O quadro de instrumentos tem em seu verso pré-marcações para instrumentos de 52 mm

5 - O tacômetro (conta-giros) informa em tempo real como o motor está sendo utilizado;

6 - O manômetro de óleo se está havendo perda de óleo, baixo nível ou mesmo ausência de óleo;

7 - O vacuômetro informa as condições gerais de funcionamento do motor e otimização do consumo.

O manômetro de óleo e o vacuômetro requerem kits de instalação específico para cada motor e seu lugar de instalação. Como a Veraneio Azul tem o motor GM 250 do Opala, comprei os kits para este motor.

No caso do manômetro varia a rosca e a forma do adaptador que conectam o instrumento ao bloco e no vacuômetro, o comprimento da mangueira.

Numa segunda etapa eu eu comprei no Aliexpress (CN Autoshop), um termômetro de óleo e um voltímetro. Não ficou exatamente perfeito como os Cronomac pois o ponteiro é branco e a grafia é diferente, mas o preço de  menos de 7 dólares cada contra pelo menos 170 reais cada da Cronomac (Março/2021) fizeram toda a diferença na escolha, quem sabe mais a frente eu mude para os Cronomac se tomar atitudes mais radicais com o motor, mas hoje atende bem ou os receber para avaliação. 

Quando revisei a iluminação do painel com fitas de LED, outro post que estou devendo, eu já instalei o termômetro e o voltímetro. Deixando passado o fio do sensor de temperatura.

Como o adaptador só tinha duas saídas (sensor de pressão original e o do manômetro) tinha que comprar uma derivação adicional ou um adaptador de 3 saídas. Meu irmão e suas sobras de jipe mais uma vez tentaram me salvar com um adaptador em Y que ele tem, só que o sensor de temperatura é muito longo e a conexão do manômetro é do tipo 1/8" NPT, que requer um assento para fazer o aperto e vedação. Então não deu certo.

Rodando pelo Mercado Livre, eu ficava procurando o adaptador de três saídas para o Opala, nunca tinha (mas agora que comprei vai aparecer...). Então ao entrar na loja da Spa Turbo tinha o adaptador do sensor de pressão de óleo com três saídas do Fusca, todas as roscas 1/8" NPT, pensei, vai dar certo, se não der eu devolvo.

Adaptador de 3 saídas do Fusca com o sensor de temperatura chinês.

Uma coisa que me irrita é a falta de informações completas e/ou técnicas ou ter que procurar em 200 lugares diferentes para descobrir uma informação simples ou a resposta ser "não serve por que não serve".

A ideia inicial era usar somente o adaptador direto no bloco, na saída mais próxima ao bloco a saída para o manômetro, na segunda o sensor original do carro e na ponta o sensor do termômetro.

Ledo engano, a necessidade de assento da saída do manômetro não dava aperto nem vedação, daí fiz a seguinte simulação na bancada:

Nota-se que uma das saídas do adaptador ficaria aberta, achei um parafuso 1/8 NPT no meu estoque de parafusos. Este parafuso deveria vir de alguma aplicação automotiva específica pois tinha um prolongamento mais fino que cortei e dei acabamento.

Da bancada para o motor da Veraneio Azul, passei a me sentir um mecânico de Subaru, pois a instalação de cada peça precisaria de uma chave diferente (9/32", 3/8", 7/16", 1/2", 3/4" e 13/16"). Logicamente a pré-montagem na bancada não deu certo pois o adaptador batia no bloco pois a saída do bloco é funda e a tampa de válvulas também impede o encaixe. Daí a razão pelo que o adaptador do Fusca não servir (Senhores vendedores: Custa informar isto?)

A configuração final foi a da foto abaixo, na seguinte ordem: Bloco - adaptador do manômetro (Chave de 1/2") - Saída do manômetro (Chave 7/16") - Adaptador Fusca (Chave 3/4") - Sensor original (Chave 13/16") - Parafuso 1/8" NPT (Chave 3/8") - Sensor de temperatura (Chave de 7/16" ou 1/2") - Porca de conexão elétrica dos sensores (Cachimbo 9/32").

Exceto o sensor de temperatura e o parafuso 1/8" NPT que podem ser pré-instalados, o resto, tem que ser montado no lugar pois uma peça bate na outra, não tem espaço para girar o conjunto e etc.

Configuração final da instalação


No primeiro teste, vazou óleo em 50% das conexões, desmontei tudo, passei veda rosca nas conexões, remontei e novo teste contra vazamento, tudo ok.

Limpei tudo, teste de instalação e funcionamento aprovados.

A parte de instalação dos instrumentos será descrito no post de revisão da iluminação do painel com fitas de LED.

 

Resultado: Ótimo.

Material:

    Manômetro de óleo (Cronomac);

    Kit manômetro de óleo para Opala (Cronomac);

    Termômetro de óleo acompanha o sensor (vendido pela CN Autoshop);

    Adaptador de três saídas do Fusca (Spa Turbo);

    Fio flexível 1,5 mm²

    Terminais de olhal

Ferramentas:

Chave fixa nos tamanhos: 9/32", 3/8", 7/16", 1/2", 3/4" e 13/16"

Alicate universal ou de crimpar

Alicate de descascar fio

Nível de dificuldade: baixo

Tempo necessário: Menos de uma hora com tudo a mão e considerando que os instrumentos já estão pré-instalados com fios e mangueiras passados.

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