Como a Veraneio Azul me foi entregue |
Como coloquei no post anterior Dicas - Melhorando a aparência do carro - Parte I - Rodas, a Veraneio Azul era um carro em "restauração" que não foi concluída, então uma das primeiras coisas que fiz foi finalizar a colocação dos forros de porta, puxador, manivelas de vidros e maçanetas internas.
NOTA 1: Lembrando quando informo o número de peça (P/N) é o que consta no Catálogo Eletrônico de Peças (CEP Chev) dos Utilitário 64/84 (Que para a Veraneio vai até 89), na versão em PDF, de Dezembro de 2005. Lembrando que o catálogo tem alguns erros pontuais não me responsabilizo se não der certo.
NOTA 2: Todos os produtos foram comprados por mim, portanto NÃO É UM POST PATROCINADO.
Para variar a nossa querida GMB consegue usar nomes técnicos que não coincidem com os nomes populares, portanto, o forro de porta vira painel de acabamento interno da porta dianteira (sem P/N) e painel de acabamento interno da porta traseira (também sem P/N).
Como o CEP Chev que tenho acesso é uma versão mais moderna não foi possível levantar como é o desenho de cada versão (Standard ou De luxo) e a diferenciação do desenho por ano.
Sei que o forro da versão Standard é parcial e o da versão De luxo é completo, sendo a metade inferior em carpete e o da Veraneio Azul foi refeito durante a "restauração" e é o mais simples possível, um pedaço de chapa forrado de courvin, nem uma espuma fina tem.
No CEP Chev também consta um porta-mapas nas portas dianteiras, entre os anos de 84 a 89 mas eu nunca vi.
Forro de porta integral da De Luxo (foto da internet) |
Forro de porta parcial da Standard |
Forro de porta parcial (foto da lista de WhatsApp da Veraneio) |
O puxador de porta, digo descansa-braço da porta dianteira, apesar do CEP Chev diferenciar entre anos e versões, portas dianteira e traseira, são apenas dois P/N 07325809, aplicável de 71 a 82 e P/N 07316404 aplicável de 82 a 89, tanto para a dianteira como para a traseira. No fundo, acho que peça teve apenas o número de referência mudado.
Na internet tem diversas reproduções do forro de porta, com desenhos diferentes, com e sem friso cromado, em courvin liso ou desenhado, cores variadas e entre outros detalhes. Portanto, fica ao gosto do cliente.
Independentemente do acabamento o mais importante é o material da base que tem que ser feito de Eucatex ou Duratex por serem mais resistente a água que o MDF. A porta invariavelmente vai molhar quando o vidro estiver aberto (e às vezes fechado também). O ideal é colocar um plástico para proteger o Eucatex.
Se você resolver encarar a empreitada de fazer o forro em casa e não tiver o original, fazer o molde em papel é fácil e as furações para os grampos de fixação bem como das passagens para a maçaneta e manivela e parafusos de fixação do descança-braço são simétricas entre a direita e a esquerda, basta cuidado na hora de fixar o acabamento.
Lembrando que o forro dianteiro é maior que o traseiro.
Quando resolver me livrar do courvin que hoje reveste a Veraneio Azul e refizer em veludo cinza, quero fazer o forro de porta como do modelo De Luxo, com a parte inferior em carpete e o com o porta-mapas, talvez até um suporte para alto-falante desde que não recorte a porta.
Um detalhe que acho importante, os forros de porta não são fixados com parafusos com acabamento plástico como já vi em alguns carros, que considero uma solução muito feia para prender os forros de porta.
A presilha, digo grampo do painel de acabamento interno da porta é igual ao do Fusca, portanto fácil de achar. Basta pedir pelo grampo ou presilha borboleta. São entre 16 e 20 grampos por porta.
Detalhe do grampo |
Detalhe do grampo |
Detalhe do grampo |
Porca do descansa-braço |
Forro de porta e descansa-braço instalados |
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