quarta-feira, 3 de março de 2021

DIY - Alça de Teto (PQP)

Alça de teto já instalada

Prezados

A Veraneio Azul não tinha as alças de teto, as populares PQP. Suponho que há três razões para isto:

1 - Não era um equipamento comum, apenas alguns modelos as tinham.

2 - A Veraneio Azul é do modelo Standard.

3 - Como ela possivelmente foi comprada por meio de licitação ou encomenda, então é uma hipótese aceitável que tenha sido cortada para redução do custo.

Consultando o Catálogo Eletrônico de Peças (CEP Chev) dos Utilitário 64/84 (Que na verdade vai até 89), na versão em PDF, de Dezembro de 2005, consta que as alças de teto são utilizadas nas aplicações A14D-C14D entre os anos de 1964/1987. O que estas aplicações correspondem exatamente eu não consegui descobrir ainda, mas sigo pesquisando.

Recorte do Catálogo Eletrônico de Peças

Como ela é 1987 e originalmente não tem as alças de teto, então ela não é aplicação A14D-C14D, portanto as duas primeiras suposições estão corretas.

Quanto ao número da peça ser "NS" acredito ser Not Supplied (Não fornecido).

Como queria colocar as alças e não tinha o hábito de pesquisar no CEP Chev, parti para a solução mais simples: Quais carros da GM usam esta alça para que fique de forma mais semelhante possível.

A mesma alça é usada, segundo os vendedores do Mercado Livre no Opala, Chevette, Monza, Kadett e D20, ou seja, todos os modelos GM do final dos anos 80, começo dos 90. Com isto comprei 4 alças cinza, sendo duas com porta cabide (foto inicial) e duas sem porta cabide (foto abaixo) pois a forração do teto e os quebra-sóis serem cinza e mais a frente pretendo trocar o courvin dos bancos por veludo cinza.

Quanto a fixação, pelo CEP Chev seria utilizado parafusos de rosca soberba em buchas de plástico, no entanto, quando comprei as alças não eram vendidas com os parafusos e buchas então optei por usar rebites de rosca M5 por dar melhor acabamento e maior fixação. 

Rebite de rosca instalado na carroceria (Ilustrativo)
 
Quanto a posição, como não tinha referência as instalei na posição que quando sentado o braço forme um ângulo de 90° com a alça, de forma que fique o mais confortável possível, resultando na seguinte posição:
 
Dianteiras:
    Vertical: a 3,5 cm da borda da borracha de vedação;
    Horizontal: primeiro parafuso a 11,5 cm da emenda da chapa de acabamento interno,             próximo ao     quebra- vento.
 
Traseiras:
    Vertical: a 3,5 cm da borda da borracha de vedação;
    Horizontal: último parafuso a 8,5 cm do quebra-vento fixo da porta traseira.

Instalação:

1 - Fazer as marcações iniciais do local correto com fita crepe;

2 - Fazer os furos com a broca adequada;

3 - Aplicar os rebites de rosca M5.

4 - Parafusar as alças.

Resultado: Ótimo.

Material:

    Alças de teto (4)

    Rebite de rosca M5 (16 - 4 por alça)

    Parafusos M5 x 25 (16)

    Fita crepe

Ferramentas:

Régua ou trena ou metro

    Furadeira com brocas para aço

    Rebitadeira para rebite de rosca

    Chave Phillips ou parafusadeira

Nível de dificuldade: baixo

Tempo necessário: uma hora e meia com tudo a mão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário