segunda-feira, 1 de março de 2021

DIY - Uma saga por causa de um cabo de embreagem

Câmbio Clark 260F (M20) no porta-malas...

Prezados,

Depois de ter investido um tempão restaurando os para-choques e as lanternas dianteiras e traseiras, trocando os faróis de sealed beam para bloco ótico com lâmpada H4 com reforço na fiação com relês, instalando os faróis auxiliares Super Oscar, relocando os de neblina, enrolando o escapamento novo com termotape, trocando o escapamento, trocando os calços e realinhando a carroceria sai para testar a Veraneio Azul com toda a família. Como nada do que havia sido feito tem potencial para nos largar na rua lá fomos nós.

Domingão quente, tudo beleza e ao passar num quebra-molas, esta excrescência rodoviária tão típica brasileira e que só denota a falta de educação do brasileiro no trânsito pois elas não são feitas para a redução pontual da velocidade mas para te fazer parar o carro, forçar todo o conjunto mecânico, aumentar consumo de combustível, ruído e emissões e etc. além da função "deseducativa" pois os motoristas em geral entendem que onde não tem as excrescências a velocidade é livre, o pedal da embreagem afundou e não voltou mais.
 
Mexendo no pedal via-se que o sistema de acionamento ainda funcionava mas a embreagem não desacoplava, depois de alguns segundos de desespero, fiz um teste, engatei a segunda e tentei dar partida na Veraneio Azul, como era descida, pegou fácil e lá vou eu percorrer mais de 10 km num monte de ruas cheia de quebra-molas, num carro que sem acionamento da embreagem e torcendo para não parar nenhuma vez.

Pensei "Vou de 2ª o tempo todo, menos mal que ficar no meio do caminho, com criança dentro do carro."

Tudo beleza, lá vou de 2ª, só que gênio aqui a mais de 11 anos só anda praticamente de carro automático no dia a dia, então as habilidades de trocar as marchas no tempo estão bastante enferrujadas, então num momento de "genialidade", tento colocar a 3ª e logicamente não dá certo, desengrena a 2ª, a 3ª não entra e em seguida mais um quebra-molas em subida... a caca estava feita. Parou bem sobre o quebra-molas.

Como o quê é para dar errado, vai dar errado, forma aquela fila de carros e motoqueiros, numa rua estreita de mão e contramão. Mais uma pausa de 5 minutos para respirar, tentar coordenar o trânsito para abrir uma janela para uma nova tentativa de fazer a Veraneio Azul ligar de 2ª, em subida e pulando o quebra-molas.

Não é que deu certo, valeu motor de partida Delco-Remy e bateria AC Delco de 70Ah, lá vamos nós, agora só 2ª, não inventa e segue o jogo...

Já no quase plano, farol (ou semáforo) fechado, tiro o pé do acelerador bem antes para não parar a Veraneio Azul mas o farol é leeeeeeeeeeeeento demais. Mesmo esquema, parou, dá um espaço, 2ª, liga o motor e segue.
 
Entrada do condomínio, cancela e quebra-molas, tentando ir o mais devagar possível, meu filho desce e corre com o cartão de acesso para abrir a cancela mas não dá tempo. Mesmo esquema mas a bateria já começa a sentir o tranco.

Chegando em casa, deixei ela na rua mesmo pois a minha garagem é em subida e só entra de 1ª, vou deixar para o dia seguinte. Mas no final do dia, uma nova tentativa, empurramos o máximo possível para trás para ter espaço de ligar em primeira e subir a rampa.

Aos engasgos, subiu até um ponto onde é possível empurrar para o fundo da garagem.
 
Como o acionamento da embreagem estava "funcionando" deve ser o colar da embreagem ou o garfo.
 
Nos dias seguintes meu filho tirou a janela de inspeção da embreagem (o cárter da embreagem) para verificarmos o disco, o cardã (onde um dos grampos U estava espanado) e a alavanca de marchas. Aparentemente a única coisa ruim era o colar com uma folga grande de uns 5 mm.
 
Meu irmão havia me dado algumas peças que sobraram do antigo Engesa dele, entre eles um colar de embreagem novo da mesma especificação do da Veraneio Azul. Pelo menos a peça não tenho que comprar. Tiramos o câmbio para a troca.
 
Valeu GM pelos dois parafusos de 3/4 que ao invés de irem do câmbio para a caixa seca vão no sentido contrário, tendo que trabalhar com pouco espaço devido a embreagem portanto as catracas tradicionais não entram e usei uma catraca da Belzer Vortex que é mais baixa e encaixa bem (Aceito patrocínios!)
 
Na hora de recolocar o câmbio, o dito cujo não encaixava na estria do disco de jeito nenhum. Para completar ainda tomei um banho de óleo de câmbio. Agora imagina tentar encaixar um troço pesado, desajeitado, quase redondo, todo cheio de óleo para completar embaixo do carro.
 
Realmente tem dia que não é para ser, não dava certo de jeito nenhum. Já tirei motores como GM 261 e Ford 302 e seus respectivos câmbios, nunca tinha dado tão errado. Acabei de esgotar o óleo (já ia trocar mesmo), limpei toda a lambança e as ferramentas, fiz um berço em madeira para o câmbio ficar mais "estável" no macaco jacaré.
 
Com calma e pensando melhor antes de agir, o câmbio entrou de primeira na embreagem sem esforço. Como uma tábua com três pedaços de madeira nos lugares certos não facilitam o trabalho.
 
Com o câmbio no lugar, vamos tentar regular a embreagem mesmo no limite, nada de acionamento. Após uma série de palavrões na cabeça só pode ser o cabo...
 

 
Como é possível ver na foto acima, o cabo da esquerda é o que estava na Veraneio Azul, a peça branca partiu no meio e ela deslizou no cabo, é possível notar que ela não tem o anel metálico como no cabo da direita, impossibilitando qualquer regulagem.

Chegamos a conclusão que o problema era simples depois que as autopeças já estavam fechadas e sob ameaça de não abrir nos próximos 15 dias por causa do lockdown. Daí lembrei que tinha uns cabos de embreagem guardados na oficina.

Lá vamos nós, tirar todas as tralhas em busca dos cabos de embreagem. Achei um novo Original GM e um usado, por fim, depois de toda esta saga instalei o novo e joguei os dois velhos fora.
 

 
Aproveitamos para lubrificar as cruzetas, trocamos o óleo do câmbio, ajustamos a embreagem, recuperei o anel (aro - tecnicamente: Retentor do vedador da alavanca de mudança de velocidade P/N 09307106) a  e saímos para testar. Tudo ok!
 
O escapamento novo forrado com termotape ainda vaza muito pouco, acredito que seja na junção do coletor de escape mas agora já dá para conversar dentro do carro e finalmente justifica-se colocar o som.
 
Limpei toda a lambrequeira de óleo na garagem, no porta-malas e nas ferramentas, lavei o tapete do porta-malas, por fim, de bônus a oficina está menos bagunçada.
 
 
PS. Ainda não está tudo pronto, falta colocar a coifa (tecnicamente: Vedador da alavanca de mudança de velocidade P/N 09297510) e a manopla do câmbio (tecnicamente: Botão da alavanca de mudança de velocidade P/N 94634524) e com as minhas parcas habilidades de costureiro fiz uma coifa de courvin pela estética, que estou esperando chegar.

 

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