segunda-feira, 15 de março de 2021

DIY - Troca do rolamento da coluna de direção

Prezados

Quando comprei a Veraneio Azul ao girar o volante ele se mexia para os lados, portanto o apontava para algum problema na coluna de direção e foi uma das primeiras coisas que mexi.

NOTA 1: Lembrando quando informo o número de peça (P/N) é o que consta no Catálogo Eletrônico de Peças (CEP Chev) dos Utilitário 64/84 (Que para a Veraneio vai até 89), na versão em PDF, de Dezembro de 2005. Lembrando que o catálogo tem alguns erros pontuais não me responsabilizo se não der certo.

NOTA 2: Todos os produtos foram comprados por mim, portanto NÃO É UM POST PATROCINADO.

A direção hidráulica instalada na Veraneio Azul não é original de fábrica, eu já desconfiava por causa da precariedade dos suportes da bomba hidráulica (feito com ferro de construção) e da adaptação no suporte superior do alternador.

Esta desconfiança foi ratificada quando troquei as mangueiras do sistema pois ao comparar com as disponíveis na loja eram diferentes com as que estavam instaladas na Veraneio Azul, o que demandou que fossem feitas mangueiras sob encomenda.

A consulta ao CEP Chev ratificou parcialmente a minha percepção pois a árvore superior com flange superior da barra da direção com rosca sem-fim P/N 07331227 para a versão N51 (Equipada com direção hidráulica) (Peça #14 no desenho) é assim informada.


Mas infelizmente o CEP Chev não apresenta as informações referentes a coluna de direção para os veículos sem direção hidráulica para ratificar a minha percepção que a peça P/N 07331227 é diferente. Quem tiver o catálogo de peças antigo digitalizado e esteja disposto a disponibilizar agradeço a contribuição.

Só sei que a forma como está hoje impede que use o volante do Opala com acionamento da buzina pela almofada como havia feito na minha primeira Veraneio. A ideia era retornar o acionamento da buzina para a almofada, hoje feita pela ponta da alavanca de seta, e no acionamento atual fazer um lampejador de farol, possível depois que refiz a instalação do farol, outro post que estou devendo.

O rolamento (mancal) é composto de 2 partes


Pelo CEP Chev, o rolamento é composto de duas partes, a peça #5 Base do mancal superior da coluna da direção (PN 07330377) e a peça #8 Mancal superior e inferior da coluna da direção (PN 07363249). De fato, as duas são vendidas no mercado paralelo como um conjunto único, com e sem opção do fio da buzina. Salvo engano, eu comprei desta W. Zanoni.

Depois de toda esta explicação vamos ao procedimento de troca do rolamento (mancal).

1 - Retirar a capa do volante / almofada da buzina;

2 - Soltar a porca que prende o volante. Chave 15/16";


3 - Aplicar óleo penetrante (WD40 / TYTAN ou similares);


4 - Retirar o volante com um saca-volante ou improvisar um saca-volante para retirada do mesmo, não adiante bater pois só aumenta o risco do volante quebrar e danificar os outros componentes do sistema. No meu caso eu improvisei um saca-volante com um pedaço de chapa grossa, dois parafusos e um soquete que encaixasse sobre a ponta da rosca da árvore da coluna de direção. É tosco mas funciona bem;

Meu saca-volante "delicado"

Saca-volante em funcionamento

Volante já extraído

5 - Retirar a mola e o parafuso que prende o acabamento (por trás da capa) e retirar tudo;

6 - Retirar o rolamento (mancal);

7 - Rolamento (mancal) para o acionamento pela almofada do volante, acreditando que ia dar certo a adaptação do volante de Opala, afinal já tinha feito na minha outra Veraneio.

Rolamento (mancal) com fio da buzina)

8 - Logicamente não ia deixar este fio amarelo pendurado do lado de fora da coluna de direção, então cortei o terminal, e usando uma agulha feita a partir de um pedaço de arame, passei o fio por dentro da capa da fiação da seta.

Fio da buzina aparecendo


 

 

9 - Ao encaixar o rolamento no tubo e na árvore da coluna o dito cujo separa em duas partes... PQP, estraguei o rolamento. Depois de um monte de tentativas de tentar encaixar tudo e ficar frouxo ou a cada tentativa de encaixe desmantelar o rolamento na minha mão, resolvi apelar. Encaixei o suporte no tubo da coluna, usando graxa como cola para manter as "agulhas" do rolamento no lugar, encaixei do jeito que deu a parte de dentro do rolamento, com cuidado para as agulhas não sairem do lugar

10 - Com um tubo metálico ("Ferramenta") e o martelo de borracha dei algumas pancadas no tubo "Ferramenta" e fazendo com que encaixasse perfeitamente no lugar.

Tubo "Ferramenta"

11 - Remontei o acabamento com o mecanismo da seta que não deve ficar nem muito preso senão a seta não desarma e nem muito frouxo (este parafuso na base da alavanca de seta), vai na sensibilidade (preciso ajustar isto de novo);

Parafuso de fixação do mecanismo da seta

12 - Recoloque a mola, encaixe o volante na posição original, recoloque a arruela e a porca, aperte tudo bem;

13 - Por fim, ajuste a posição do acabamento do mecanismo da seta de forma que ele fique mais próximo possível do volante.

Aproximando o acabamento do volante

14 - Recoloque a capa do volante / almofada da buzina. Se for o caso, teste o funcionamento da buzina.

Nota A: Na época que fiz o serviço, eu não tinha o Manual de Reparação, então foi na base da tentativa e erro, observando como desmontava para remontar na ordem inversa. Hoje com o manual na mão é muito mais fácil. De qualquer forma o procedimento detalhado acima de certa forma obedece ao Manual de Reparação.

Nota B: O Manual de Reparação está disponível em Literatura básica, sugiro fortemente imprimir e deixar na oficina para consultas.

Resultado: Ótimo.

Material:

    Rolamento da coluna de direção da C10 (com ou sem o fio da buzina) 

Ferramentas:

Chave 15/16" (Pode ser boca, estrela, soquete)

Chave de fenda média

Martelo de borracha

Tubo "Ferramenta"

Saca-volante ou RTA "Saca-Volante"

Alicate universal

Óleo Penetrante / Fita isolante

Nível de dificuldade:médio, pois requer ferramentas mais especializadas

Tempo necessário: Entre uma e duas hora com tudo a mão.


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