sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Lista de Posts - Do mais antigo para os mais novos - Parte 2 de X

 

Prezados

A parte dois do índice dos posts, somente de março de 2021, o mês onde fiz mais postagens:

DIY - Uma saga por causa de um cabo de embreagem, publicado em Mar/2021 - Um cabo de embreagem de 2a. linha levou a outras manutenções e consertos.

DIY - Alça de Teto (PQP), publicado em Mar/2021 - Como instalar as alças de teto, populares PQP.

Dicas - Peças compradas, publicado em Mar/2021 - Minhas opiniões sobre as seguintes peças - Lanterna de teto, almofada do pedal, acabamento da alavanca de freio de mão do Opala (fail),  emblema 4100 do Opala, Adaptador do sensor de pressão de óleo de três saídas (fail, parcial), coifa de borracha da alavanca de mudança de velocidades, botão da alavanca de mudança de velocidades (bola do câmbio). Relato também como fiz a capa para o triângulo de segurança em courvin.

Dicas - Instalando o que foi comprado, publicado em Mar/2021 - Minhas impressões sobre as peças e processo de instalação das peças compradas no post anterior.

 DIY / Dicas - Instalando o termômetro e manômetro de óleo, publicado em Mar/2021 - Como instalar o manômetro e o termômetro de óleo. 

DIY - Ganchos para carga, publicado em Mar/2021 - Como instalar os ganchos para amarrar carga no porta-malas.

DIY - Troca do rolamento da coluna de direção, publicado em Mar/2021 - Como trocar o rolamento superior da coluna de direção.

Dicas - Melhorando a aparência do carro - Parte III - Forro de porta e apoio de braço, publicado em Mar/2021 - Considerações sobre as diferentes versões do forro de porta e dicas de como fazer para a sua Veraneio / C10.

Dicas - Melhorando a aparência do carro - Parte IV - Maçanetas e manivelas, publicado em Mar/2021 - Considerações sobre as maçanetas e manivelas e como resolver a questão do parafuso que prende as mesmas.

Dicas / DIY - Melhorando a aparência do carro - Parte V - Alavanca e Manopla do câmbio, publicado em Mar/2021 - Considerações sobre a alavanca do câmbio e as três fases da manopla.

Dicas / DIY - Troca do interruptor de luz de frerio (Cebolinha do freio), publicado em Mar/2021 - Como trocar a cebolinha de freio.

Modernização - Sub-painel de acabamento, publicado em Mar/2021 -  Como fazer o complemento do painel da Veraneio dado que não achei a peça específica para a minha Veraneio, nele já coloquei diversas chaves e tomada de 12V, e já tem a previsão para as futuras saídas de ar condicionado.

Dica / DIY - Forrando o cinzeiro e o porta-luvas com tapete, publicado em Mar/2021 -  Como recuperar o porta-luvas de papelão e forrar o mesmo e o cinzeiro em carpete.

DIY / Dicas - Posicionamento dos emblemas - Parte IV - Emblema da grade do radiador, publicado em Mar/2021 - Com instalar o emblema Chevrolet na grade de plástico.

 Inventando - Emblema "4100" do Opala no para-lamas dianteiro, publicado em Mar/2021 - Uma pequena invenção, talvez para pararem de perguntar se a Veraneio é a diesel...

Pretendo publicar todas as terças e quintas daqui por diante... Vamos ver se consigo. Preciso da ajuda de vocês acessando o blog e deixando comentários.


 

 

 

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Lista de Posts - Do mais antigo para os mais novos - Parte 1 de X


 Prezados

Como o Blogspot empilha rapidamente os posts, eu resolvi fazer este "índice" com os principais, este é a parte 1, até fevereiro de 2021:

RTA - Bóia do tanque de partida à frio, publicado em Nov/2016 - Adaptação da bóia do tanque

Luzes de LED no painel, publicado em Nov/2016 - São as lâmpadas espia e a primeira tentativa de substituição da iluminação por LED

Carburador Solex H34 SEIE, publicado em Nov/2016 - Substituição do carburador por outro recondicionado

Resumo - Pequenos serviços de forma mais detalhada, publicado em Jan/2017 - São pequenos serviços agrupados num único post

Decodificando o número do chassis - Parte 1 - De 1965 a 1983, publicado em Jan/2017 - Para ajudar nas pesquisas sobre a originalidade da sua C10 / Veraneio - Parte 1 de 2

Decodificando o número do chassis - Parte 2 - A partir de 1984, publicado em Fev/2017 - Para ajudar nas pesquisas sobre a originalidade da sua C10 / Veraneio - Parte 2 de 2

Literatura básica, publicado em Fev/2017 - Diversos manuais de interesse:

  • Manual de reparação da Linha 10 (Até 78/79)
  • Esquema elétrico das picapes GM (Até 1977)
  • Manual de reparação da Linha 20
  • Manual do proprietário da Linha 10

Análise crítica do que foi feito..., publicado em Dez/2018 - Revisão e análise de alguns serviços relatados no post Resumo - Pequenos serviços de forma mais detalhada

Voltando a ativa, again, publicado em Jan/2021 - Relato sobre o que fiz no carro neste período, ideias que resultaram e/ou resultaram em novos posts.

Tomada no painel, publicado em Jan/2021 - Como instalar uma tomada 12 no lugar no acendedor de cigarros.

Histórias - Do previsto para o realizado, publicado em Jan/2021 - Outro relato sobre o que fiz no carro neste período, ideias que resultaram e/ou resultaram em novos posts.

Dicas - Melhorando a aparência do carro - Parte I - Rodas, publicado em Jan/2021 - Dicas sobre rodas e calotas

Dicas - Melhorando a aparência do carro - Parte II - Detalhes pintados, publicado em Fev/2021 - Dicas sobre alguns detalhes da Veraneio

Biblioteca de Informações - Catálogo Oficial de Cores da GMB, publicado em Fev/2021 - Tabela de cores oficiais da General Motors do Brasil

Dicas - Posicionamento dos emblemas - Parte I - C H E V R O L E T na tampa traseira, publicado em Fev/2021 - Com instalar o emblema C H E V R O L E T na tampa traseira

Dicas - Posicionamento dos emblemas - Parte II - CHEVROLET pequeno a tampa traseira, publicado em Fev/2021 - Com instalar o emblema CHEVROLET pequeno com fundo preto na tampa traseira 

Dicas - Posicionamento dos emblemas - Parte III - "A/C/D10", "1000", "P" no paralamas dianteiro, publicado em Fev/2021 - Com instalar os emblemas "A/C/D10", "1000", "P" no paralamas dianteiro

Lista das tretas infinitas - Parte I - Pneus, publicado em Fev/2021 - A eterna discussão sobre o tamanho do pneu original e quais cabem

Dicas - Quebra-sol para o passageiro, publicado em Fev/2021 - Como colocar o quebra-sol do lado do passageiro

DIY - Tapete do porta-malas de borracha, publicado em Fev/2021 - Como fazer o tapete do porta-malas


terça-feira, 20 de abril de 2021

Walk Around inicial

 Prezados,

Hoje segue o walk around da Veraneio Azul.

Estas foram as primeiras fotos que eu fiz, já em casa, depois de recebê-la da transportadora.

São fotos de duas seções diferentes, hoje a Veraneio Azul já está com uma aparência bem melhor.
















segunda-feira, 19 de abril de 2021

Troca do escapamento

Estado do escapamento da Veraneio Azul

Prezados

Desde que a Veraneio Azul chegou uma coisa que me incomodava é o excesso de barulho interno, especialmente o provocado pelo escapamento. A Veraneio não prima pelo isolamento termo-acústico, na verdade, o isolamento se resume a uma manta de um material que parece uma fibra natural no painel corta-fogo.

No assoalho, por dentro das portas, no teto, por dentro do motor, zero isolamento, com isto a quantidade de calor e barulho que irradia para a cabine é grande e a falta das borrachas nas portas e e a necessidade de andar com os vidros sempre aberto ainda agrava a situação.

Já fora da Veraneio Azul, rumo a reciclagem

Escapamento ou flauta?

Eu cheguei a medir via aplicativo da Bosch um ruído interno na faixa dos -87dB, um valor muito alto, quase insuportável.

No entanto, a indecisão sobre o que farei com o motor, se vou turbinar, preparação aspirada, trocar o motor injetado pelo da Silverado ou mesmo aparecer de forma milagrosa um SB GM 350 por um preço pagável foi empurrando esta mudança cada vez mais para a frente. Tentei vedar os furos com veda-escape o que funcionava por um tempo.

 NOTA 1: Lembrando quando informo o número de peça (P/N) é o que consta no Catálogo Eletrônico de Peças (CEP Chev) dos Utilitário 64/84 (Que para a Veraneio vai até 89), na versão em PDF, de Dezembro de 2005. Lembrando que o catálogo tem alguns erros pontuais não me responsabilizo se não der certo.

NOTA 2: Todos os produtos foram comprados por mim, portanto NÃO É UM POST PATROCINADO.

Bom, como o incomodo do barulho é maior que o dispêndio de dinheiro resolvi comprar um kit de escapamento original no Mercado Livre, comprei na Scapja Escapamentos um kit anunciado como "Escapamento completo C20 Cab Dupla 6 cil 1981a1988".

Depois de diversas conversas com o vendedor explicando a minha necessidade e uma certa dificuldade de comunicação, apesar da descrição não ser a correta, resolvi arriscar e pegar este kit mesmo, com o estado do escapamento era muito ruim, resolvi tudo, começando nos prisioneiros do escapamento.

Foto do anúncio do kit

Sobre o kit e seus acessórios é de boa qualidade, os componentes são de marcas variadas, em aço carbono pintado resultando numa relação custo-benefício bom. As borrachas dos coxins são um pouco mais finas do que as que estavam instaladas no carro mas são bem resistentes. O tubo final, eu queria o que fosse virado para o lado por achar mais, diminuindo o risco de queimadura e refluxo de gases quando a tampa traseira estiver aberta, mas não achei.

Para diminuir a irradiação de calor na cabine resolvi enrolar o escapamento com fita térmica ou termotape ou manta térmica, comprei um rolo de 10 metros de 2 polegadas, de "titanium" na Silicamp anunciada como "Manta Térmica Termotape Titanium Escapamento 10 metros 4 zip". 

Como a Veraneio Azul é relativamente alta, é um serviço que dá para fazer em casa pois estes kits de escapamento não requerem soldagem. Uma ideia que tive e que foi abandonada era fazer um escapamento duplo no trecho final, fica para o próximo "Stage"...

Conferindo o escapamento, o tubo final é o velho.

Conferindo a posição do escapamento.

Antes de instalar, fiz o "enrolamento" do tubo com a termotape, fiz o enrolamento a seco mesmo, mas me acertei com as abraçadeiras zip portanto, para prender o final da fita usei uma abraçadeira comum de inox da minha caixa de reposições mesmo.

Enrolando o tubo primário.

Deveria ter usado uma camisa de manga para enrolar a fita mas não fiz, usei só uma luva de borracha, não causou coceira excessiva, bastou tomar banho depois e passar uma loção hidratante, o que cessou qualquer coceira.
 
 A instalação é simples, depois de retirado todo o sistema antigo, troquei os prisioneiros e coxins, começando pelo primário, depois o abafador e por um o tubo final, prendi parcialmente com os coxins e apertei as abraçadeira. por fim passei veda-escape da Orbi nas juntas, produto superior ao vendido nuns potes sem marca.
Tubo primário já enrolado.


 
Resultado: Ficou bom mas não perfeito:
 
1 - Noto um pequeno vazamento na junção do coletor de escape pois a rosca de um dos prisioneiros está ruim e não permite o aperto total da junta. Passei veda-escape mas continua vazando um pouco.
 
2 - Os tubos e o abafador poderiam encaixar de forma bem justa e os rasgos para aperto não são suficientes para permitir o aperto ideal de forma a vedar bem as juntas, requerendo uso de veda-escape além do ideal.

3 - O tamanho, apesar da descrição não ser correta, serviu perfeitamente.
 

sexta-feira, 16 de abril de 2021

Dicas / DIY - Gancho de cargas e régua de fechamento do banco.

Régua de fechamento do banco

Prezados

Como havia relatado no post DIY - Ganchos para carga, ao instalar os ganhos, dois deles ficaram sob o branco traseiro, que se mostram úteis somente quando amplio a capacidade do porta-malas. Assim, como antecipei, instalei dois ganchos adicionais junto ao banco traseiro.

Como os ganchos são instalados com rebites de rosca e resolvi colocar junto a régua de fechamento do espaço que fica entre o banco e assoalho do porta-malas (que não consta no CEP Chev que tenho acesso.), eu retirei a mesma e posteriormente reinstalei, após fazer dois furos nas pontas da parte fixa para instalação dos ganchos.

Quando comprei a Veraneio Azul a régua não estava instalada, na empolgação acabei colocando do jeito que veio, sem pintura, com restos de cola, e agora, continuou assim. Mais a frente, quando for fazer o emborrachamento do assoalho, próximo grande serviço previsto, eu pinto a peça.

Parafuso autobrocante 5 x 19mm

Usei parafusos autobrocantes de 5 x 19 mm, com arruela de borracha. A vantagem da arruela de borracha é que além de vedarem o furo, ajudam a manter o parafuso apertado. Como os furos já estavam prontos mas sujos, foi só apontar os parafusos na régua e parafusar. Foram usados 9 parafusos.

Régua de fechamento do banco

Instalando o rebite de rosca

Resultado final

quarta-feira, 14 de abril de 2021

Atualizando post - Rodas

Calota de luxo

Prezados

Atualizando alguns posts, começando pelo Dicas - Melhorando a aparência do carro - Parte I - Rodas: Após a discussão sobre as rodas utilizadas na Veraneio concluímos que:

a) Uso da calota do Opala na roda de pressão: É possível mas requer a ovalização da calota e/ou que    os ressaltos na roda sejam ampliados, o que pode levar ao desbalanceamento da roda. Na Veraneio Azul estou usando só para melhorar aparência dentro do porta-malas (Ok. Não lavei a calota... vou lavar).


Teste na roda do estepe da Veraneio Azul, a calota
encaixa mas não fica firme.
 

b) Roda para calotas de pressão x rodas para calotas de grampos / presilhas: A calota de luxo (foto da abertura) requer uso da roda para calotas de pressão. Já a calota normal há uma versão específica para cada roda.

Roda para calotas de grampo

Calota normal para roda de grampo / presilha

Roda para calota de pressão

Calota normal para roda de pressão

(Fotos das rodas do nosso colega Neri, que revende peças para C10 / Veraneio (67 - 99650-8914)

Pesquisando no Mercado Livre, descobri que há vendedores que oferecem somente os grampos para substituição / reposição, pode ser que seja possível adaptar na roda de pressão. Não testei, mas estou pensando dado que tenho um jogo de calotas originais GM de época (eram da minha primeira Veraneio) para roda de presilha.

Quem quiser fazer um rolo em três rodas de pressão em bom estado por três rodas de grampo tenho interesse também.




quarta-feira, 31 de março de 2021

Inventando - Emblema "4100" do Opala no para-lamas dianteiro

Prezados, 

Um dia estava na Autopeças onde compro alguns itens para a Veraneio Azul e vi a Caravan do dono estacionada, apesar de ter passado pela garagem da família uma lista infindável de Opalas e Caravans, somente um deles foi 6 cilindros, o último, um Diplomata 89 movido a álcool então nunca havia reparado no emblema da foto.

Quando fui comprar na Guedes e Miranda a lanterna de teto, impressões em Dicas - Peças compradas Dicas - Instalando o que foi comprado resolvi pedir também este emblema que é usado no para-lamas dianteiro do Opala / Caravan, próximo ao farol, o custo e qualidade são bem aceitáveis.

Como ele é para ser instalado com parafusos e eu não gosto de furar a carroceria de forma desnecessária e pode ser que não goste do resultado final, instalei como descrito nos outros posts com fita dupla face no lugar onde havia a pré-marcação para instalação do emblema "P" ou "1000" no para-lamas.

Para tanto foi necessário cortar os parafusos e encher a parte de trás do emblema com Durepoxi para criar uma superfície para adesão da fita dupla face.

Cortados os parafusos de fixação

 
Parte oca por trás do emblema
 
Emblema preenchido com Durepoxi
 
Aplicando a fita dupla face recortada com estilete
 
Marcação para instalação

Resultado final, gostei!


Comparando as fotos de abertura e do resultado final, eu tenho que decidir entre uma das opções:

1 - Trocar o emblema atualmente instalado pelo que tenho em que o fundo da parte central (10) está em melhor condições (fundo vermelho); ou

2 - Restaurar o emblema instalado, pintando de as partes com pintura desgastada ou ausente.

ainda vou decidir, mas é mais provável a segunda opção.

Embora não seja original, gostei bastante do resultado.